Rafael Fonteles participa de reunião com Lula sobre segurança nas escolas

O gestor piauiense disse que a reunião serviu para traçar metas e unir esforços para que as escolas sejam ambientes seguros de aprendizado e transformação de vidas

Rafael Fonteles participa de reunião com Lula sobre segurança nas escolas | Renato Braga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília, de reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, demais governadores do Brasil, entidades representativas de prefeitos e parlamentares. Na pauta, o presidente tratou sobre a Pactuação de Políticas de Proteção do Ambiente Escolar, com políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas.

O gestor piauiense disse que a reunião foi importante para traçar metas e unir esforços para que as escolas sejam ambientes seguros de aprendizado e transformação de vidas.

Rafael Fonteles participa de reunião com Lula sobre segurança nas escolas - Foto: Ascom

"Foi uma oportunidade para traçar metas e estratégias para a promoção da paz nas instituições educacionais e no combate ao discurso de ódio, principalmente na internet. Vamos unir esforços também com as famílias para que as escolas sejam ambientes cada vez mais seguros de aprendizado e transformações positivas na vida dos nossos estudantes", disse o governador.

Durante a reunião, o presidente Lula ressaltou que há uma predominância na pregação da violência no ambiente da internet, e disse que a sociedade e as famílias devem assumir a responsabilidade pelo processo educacional das crianças e adolescentes.

Segundo o presidente, as plataformas digitais devem ser responsabilizadas pelo conteúdo que ajudam a disseminar e destacou que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que a comunidade tem que assumir responsabilidade pelo que acontece nas escolas.

Rafael Fonteles participa de reunião com Lula sobre segurança nas escolas - Foto: Ascom

Ainda no encontro, o presidente também anunciou um programa de fomento para implementação de ações integradas de proteção ao ambiente escolar. Serão R$ 3,115 bilhões empregados na infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas escolas.

Segundo o presidente, elevar muros e instalar detectores de metais não é a solução. “Não vamos transformar as escolas em prisão de segurança máxima, que não é a solução. Nem tem dinheiro para isso e nem é politicamente correto, humanamente e socialmente correto”, disse.

Durante a reunião, o ministro da Educação, Camilo Santana, também propôs que estados e municípios criem comitês de discussão com as comunidades locais sobre a proteção ao ambiente escolar. “Esse é o momento de unirmos a todos, independente de questões políticas, partidárias ou ideológicas. O que está em jogo é a vida de crianças e jovens nesse país”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES