Rafael Fonteles recebe vencedor do Prêmio Luz na Educação, da Rede Globo

O projeto Educar Nestante é idealizado pelo jornalista Jessé Barbosa

Governador recebe vencedor do Prêmio Luz na Educação | Jorge Henrique Bastos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles se reuniu na manhã desta terça-feira (02), no Palácio de Karnak, com o grande vencedor do Prêmio do Movimento Luz na Educação. Idealizado pelo jornalista Jessé Barbosa, o  projeto Educar Nestante é uma plataforma educacional que tem como finalidade levar educação para os alunos do semiárido piauiense.

Executado em cinco escolas da zona rural do Estado, o projeto e teve a participação de 250 alunos no piloto. 

Leia Mais

A plataforma foi desenvolvida em apoio com o Instituto Ubíqua, da SEDUC, do Fundo Suíço Solidário (Swiss Solidarity) e da Brücke Le Pont. O diferencial da plataforma é a "Sala de Aula invertida", onde o estudante recebe previamente o conteúdo para estudar antes das aulas, para que o encontro na sala seja de discussão e construção de novos conteúdos. 

Jessé Barbosa afirmou que o projeto surgiu da necessidade de aumentar o acesso à educação durante a pandemia e destaca a importância do reconhecimento de projetos que visam levar a educação a locais antes não alcançados.

"O Educar Nestante partiu de uma necessidade durante a pandemia, onde a gente sentiu que as pessoas não tinham acesso à internet e por isso tinham que dividir celular, a mesma família com três pessoas estudando por um celular apenas. Então, desenvolvemos essa plataforma, com apoio do Fundo Suíço Solidário e ela basicamente possibilita que os jovens e adultos estudem em condições com pouco ou nenhum acesso à internet. Além disso, utiliza as quatro metodologias ativas que é a sala de aula invertida, ou seja, o estudante precisa se preparar bem antes da aula, do encontro com o professor, isso faz toda a diferença. Porque a aula deixa de ser um momento para repassar conteúdo e passa a ser um momento de discutir conteúdo. A próxima etapa é tentar ampliar o projeto, fazer com que essa metodologia e esta plataforma ganhe corpo, se espalhe por mais lugares", explica.

Fonteles destaca que o uso da tecnologia para levar e melhorar o acesso à educação é uma das metas dessa geração. Ele cita também os projetos de seu governo para melhorar e alinhar a educação profissionalizante e o acesso desses estudantes ao mercado de trabalho. 

"É a tecnologia com impacto social, pois nem toda startup tem como finalidade gerar bilhões em lucro, há muitas startups focadas em impacto social como é o caso da Ubíqua com o Educar Nestante. Temos que utilizar a tecnologia como aliada para levar ensino de qualidade nos mais diversos lugares do Piauí e do Brasil. Iremos apresentar, ainda neste mês, um grande programa de cursos profissionalizantes, envolvendo diversas universidades e a SEDUC e, posteriormente, iremos lançar o programa de inserção no mercado de trabalho, com estágio, menor aprendiz e primeiro emprego, levando o mundo do trabalho próximo ao mundo da educação para que de fato o esforço que o estado faz,  que as famílias fazem em educar melhor os seus filhos, em dar mais qualidade ao ensino, repercuta de fato na renda dessas famílias com oportunidade de trabalho em linha com as vocações econômicas e produtivas do estado", finalizou o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES