Rafael Fonteles sanciona lei que incentiva contratar jovens vulneráveis

Projetos esportivos e culturais que recebem benefício fiscal do Governo do Piauí devem contratar no mínimo 10% de jovens aprendizes.

Rafael sanciona lei que incentiva a contratação de jovens vulneráveis. | Unseen Studio-Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A lei nº 8.037, sancionada pelo governador Rafael Fonteles, determina que eventos, projetos esportivos e culturais que recebem benefício fiscal do Governo do Piauí devem contratar no mínimo 10% de jovens aprendizes. A proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa, visa incluir pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Para serem admitidos, os jovens devem cumprir critérios como: estar matriculado na escola; ser oriundo de família cadastrada no Bolsa Família; apresentar defasagem de série; possuir algum tipo de deficiência; estar em tratamento para dependência química; ter sofrido violência sexual.

A lei estabelece que as vagas devem ser destinadas a jovens entre 15 e 29 anos, sendo que 1/5 delas deve ser destinada a jovens em conflito com a lei que já cumpriram ou cumprem medidas socioeducativas, como uma forma de contribuir com a ressocialização de menores infratores.

Novas oportunidades

Milhares de jovens e famílias do Piauí têm o objetivo de garantir uma fonte de renda enquanto concluem os anos escolares. Para muitos jovens em situação vulnerável, o salário recebido nesses programas é o que torna possível sonhar com um futuro melhor, e em alguns casos, até ajuda no orçamento da família. 

Entretanto, números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) em janeiro deste ano revelam que o programa "Jovem Aprendiz" sofreu um encolhimento de 0,5%, o que resultou em mais demissões do que contratações de jovens. Comparado ao mês anterior, quatro jovens ficaram de fora das admissões, o que representa uma redução significativa nas oportunidades de trabalho para esses indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Por isso a nova lei visa trazer benefícios aos jovens de todo o Piauí, que vivenciam condições que atrapalham a colocação no mercado de trabalho. Além disto, o governo do estado destaca que em projetos esportivos ou culturais, deve-se priorizar a contratação de jovens que já atuam na temática do evento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES