Risco de tragédias faz Pedro II proibir banhos em cachoeiras

Por meio de nota, a Prefeitura de Pedro II comunicou que o fechamento de cachoeiras se deve às fortes chuvas previstas pela meteorologia.

Cachoeira Urubu Rei é ponto turístico tradicional de Pedro II | FB/Piauí Meu Amor/Vinícius Europeu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os banhos em cachoeiras e mananciais na cidade de Pedro II foram suspensos pela Prefeitura do município. A medida foi imposta na quarta-feira (5) e segue durante toda a Semana Santa. Por meio de nota, a Prefeitura de Pedro II comunicou que o fechamento de cachoeiras se deve às fortes chuvas previstas pela meteorologia.

"Está determinada a proibição de acesso a trilhas, cachoeiras, rios, riachos, lagos e lagoas no município de Pedro II. Em razão das chuvas e condições meteorológicas, estão suspensos passeios durante toda a Semana Santa", informou a nota.

Nesse período, a cidade recebe muitos turistas e as cachoeiras são bastante frequentadas, mas o próprio Corpo de Bombeiros alerta que é importante verificar as condições climáticas no dia da visita e também nos dias anteriores ao passeio.

Pelo menos até o domingo (9), a previsão é de chuvas fortes em grande parte da região Nordeste, incluindo quase todo o Piauí. As precipitações são provocadas pelo fluxo do vento, especialmente em baixos níveis da atmosfera, com a presença de instabilidades vindas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que devem contribuir para manter o tempo instável.

Prevenção de acidentes

A medida também é uma forma de prevenir infortúnios como o que ocorreu no final de março, na cachoeira do Urubu Rei, quando três jovens desapareceram após saírem para visitar o tradicional ponto turístico da cidade.

Segundo informações dos Bombeiros Civis que atenderam a ocorrência, os jovens foram resgatados cerca de dez horas depois do desaparecimento. Eles acabaram ficando presos após uma “cabeça d’água”, gerada por causa das fortes chuvas que caíram na região. Apesar de apresentarem sinais de desidratação, eles estão fora de perigo e passam bem.

Também visa prevenir tragédias como a que aconteceu em Castelo do Piauí, também em março passado.

No último dia 20, uma mulher identificada por Vanessa Abreu, de 27 anos, morreu após sofrer um acidente na cachoeira Paraíso das Arraias, na zona rural do município.

De acordo com as primeiras informações, repassadas por populares que participaram do resgate da vítima, a mulher tentava atravessar um ponto de acesso da cachoeira, quando acabou caindo e sendo levada pela força das águas. Apesar de ter sido encontrada ainda com vida, a jovem não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo ainda no local.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES