Sada e Adapi alertam para ataques de moscas na safra de feijão no estado

Os produtores relatam perdas de 70% a 100% da produção. “Toda vagem e a semente do feijão estão prejudicadas“, disse

Sada e Adapi alertam para ataques de moscas na safra de feijão no estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma praga devastou as plantações de Feijão Caupi nas cidades de Pio IX e Ipiranga, resultando em uma perda quase total da produção. Para identificar a causa do problema, técnicos da Sada, Adapi, Embrapa e da Secretaria Municipal de Agricultura de Ipiranga do Piauí realizaram uma visita ao local. 

“Como se trata de uma praga que não se tem registro atacando o feijão Caupi, primeiramente trabalhamos com a hipótese de ser um inseto já presente na região e que, por alguma situação climática ou ambiental, foi beneficiado se multiplicando e chegando a atacar uma cultura que normalmente não ataca e, uma segunda hipótese, trata-se de um inseto exótico”, explicou Ozael Valério, Gerente de Defesa Vegetal da Adapi

Os produtores relatam perdas de 70% a 100% da produção. “Toda vagem e a semente do feijão estão prejudicadas. Mas, só da equipe da Adapi e da Embrapa estarem aqui, já é uma esperança para gente, porque já perdemos todo o nosso investimento feito nessa produção”, disse Erinaldo Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pio IX. 

Sada e Adapi alertam para ataques de moscas na safra de feijão no estado - Foto: Ascom

Elvis Ramos, prefeito de Ipiranga, também relata a preocupação quanto a esse mal. “Estamos bastante preocupados com essa praga que está comprometendo toda nossa safra de feijão Caupi, mas estamos dando todo o apoio aos pesquisadores para solucionar esse problema e diminuir os prejuízos ao agricultor”. 

Nas diversas áreas visitadas com cultivo de feijão Caupi, tanto em Pio IX quanto em Ipiranga, foram apresentados os mesmos sintomas referentes à presença da praga. “Em todas as áreas visitadas foram observados nas vagens danos aos grãos em formação, presença de larvas de insetos, pupas e de moscas realizando postura de ovo. Pela atividade da praga, a maior parte dos grãos de feijão não se desenvolve ou fica muito danificado”, esclareceu Paulo Segundo, Coordenador de Defesa Vegetal da Adapi. 

No ano passado, houve um relato semelhante na produção de feijão Caupi na região, mas os efeitos foram mínimos. Fiscais coletaram amostras e as encaminharam para a EMBRAPA Meio Norte e parte da coleta foi enviada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária para identificação da praga. A implementação de medidas de controle depende da identificação do inseto. A Adapi está realizando um trabalho de levantamento fitossanitário de detecção e delimitação da área atacada para as tomadas de decisões conforme o resultado das análises. Veja mais notícias no Meio Norte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES