Secretário de Segurança Chico Lucas divulga balanço de 100 dias de gestão

A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) da SSP-PI realizou 137 prisões nos primeiros três meses de 2023

Secretário de Segurança Chico Lucas divulga balanço de 100 dias de gestão | Divulgação/SSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública, nos 100 primeiros dias de gestão, intensificou as ações de combate à criminalidade no Estado do Piauí. O balanço aponta redução nos crimes violentos contra o patrimônio, crescimento do número de apreensões de drogas, armas e veículos recuperados, além do aumento do número de mandados de prisão cumpridos. 

A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) da SSP-PI realizou 137 prisões nos primeiros três meses de 2023. As prisões foram realizadas por meio das ações integradas com as policias Civil e Militar, na capital e nos municípios de Piripiri, Floriano, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Esperantina, Luís Correia, Parnaíba, Nazária, São Raimundo Nonato, Esperantina e Porto.  Somente em janeiro foi registrado um aumento de 72% no número de mandados cumpridos em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Dados estatísticos da Polícia Militar do Piauí, compreendendo o período de 01 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023 (capital e interior), levantados pela Diretoria de Inteligência (DINT), apontam um acréscimo positivo nos mais diversos âmbitos, como apreensão de armas, entorpecentes, veículos recuperados, prisões e outras ações, se comparado com o ano de 2022.

Secretário de Segurança Chico Lucas divulga balanço de 100 dias de gestão - Foto: Divulgação/SSP-PI

A Polícia Militar realizou a apreensão de 168 armas de fogo, um acréscimo de 5,66%. Já quanto à apreensão de drogas ilícitas, houve um aumento de 267%. No mesmo período de 2022, foram apreendidos 724 kg, enquanto neste ano foram mais de 2.600kg 

Além disso, a Polícia Militar realizou a recuperação de 509 veículos, constando um acréscimo de 2,62%, segundo os dados. Enquanto isso, o número de veículos roubados apresentou um decréscimo de 13,81%, sendo 543 em 2022 e 468 em 2023, no mesmo período citado. 

O Estado do Piauí também apresentou uma redução de 2,71% nos números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (roubos). No ano de 2022 foram 998 contra 971 no mesmo período deste ano. O número de prisões e apreensões foi de 920, totalizando um aumento de 23,98%. Além disso, houve um acréscimo de 31,16% em relação ao número de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com 724 realizados no período anterior. 

Criação do DRACO

O combate às organizações criminosas que atuam no Estado do Piauí foi intensificado e ampliado, através da criação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Teresina foi beneficiada com quatro delegacias especializadas, além dos municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus, que passaram a contar com uma delegacia, respectivamente. A escolha dessas cidades é baseada em estatísticas que apontam onde existe uma maior demanda.

Com a mudança houve o aprimoramento da atividade de inteligência, aquisição de viaturas, equipamentos modernos e aumento do efetivo.

Ações da POLINTER 

No primeiro trimestre foram cumpridos 45 mandados de prisão por assaltos feitos com arma de fogo na capital. 159 inquéritos policiais foram realizados, sendo 68 na categoria portaria, o que significa que são preparados no início das investigações, e outros 91 em flagrante, além disso, 163 veículos foram recuperados e devolvidos. 

As prisões aconteceram em quase todos os bairros da capital através dos mandados e de trabalhos como rondas ostensivas, o que também possibilitou a apreensão de materiais como armas e drogas.

Ações da DEPRE

Nos três primeiros meses do ano, já foram cumpridos 90 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de mais de 100kg de entorpecentes, 15 armas de fogo, 30 pessoas presas e 40 inquéritos policiais instaurados em decorrência dos mandados de busca e apreensão, além de abordagens a ônibus interestaduais, que resultaram também na apreensão de entorpecentes e armas de fogo. 

Secretário de Segurança Chico Lucas divulga balanço de 100 dias de gestão - Foto: Divulgação/SSP-PI

A DEPRE conta com equipes delegados, agentes e escrivãs, específicos para atuação em cada zona da capital e suporte às unidades policiais do interior do estado, além do Núcleo de Operações com Cães (NOC).

Operações de trânsito

A Segurança Pública por meio da campanha “É Por Todos Nós”, uma parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil, DETRAN e STRANS, soma mais de 7.300 abordagens em veículos na capital e interior do estado. No período de 1 a 26 de janeiro a 26 de março deste ano, 3.680 carros foram abordados e 3.714 motocicletas, além disso, 12 armas de fogo e 12 armas brancas foram apreendidas, 27 veículos foram recuperados e 9 pessoas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes de Teresina. 

Combate à violência contra a mulher

Em fevereiro, a SSP-PI entregou três viaturas da cor lilás para a Patrulha Maria da Penha, as mesmas já estavam disponíveis no tradicional Corso de Teresina para atender mulheres vítimas de importunação sexual e continuam à disposição para atender mulheres vítimas de agressão, além de conduzir os agressores de mulheres na capital.

No mês de março, o Governo do Estado realizou mais duas ações de combate à violência contra mulher, o lançamento do protocolo “Ei Mermã, Não se Cale” e a entrega de quatro viaturas para o Departamento Estadual de Proteção à Mulher (DEPM), da Polícia Civil do Piauí. A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI). 

Através do número de WhatsApp 0800 000 1673 as mulheres vítimas de violência terão acesso a uma rede de apoio que visa orientar quais os procedimentos devem ser realizados. O atendimento está disponível 24 horas.

Formação de soldados e oficiais da Polícia Militar

O Centro de Educação Profissional (CEP) da Polícia Militar do Piauí está formando 1.156 militares. Atualmente, são 1.112 militares em formação do Curso de Formação de Soldados (CFSD) e 46 no Curso de Formação de Oficiais (CFO). O CFO, iniciado no início e novembro de 2022, tem duração de dois anos e está sendo realizado em Teresina. Já o (CFSD) está sendo realizado simultaneamente em quatro polos (Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano). O curso tem duração de sete meses e previsão de encerramento em 23 junho de 2023, quando os 1.112 novos soldados serão empregados nas Unidades da PMPI em todo o estado.

Concurso Corpo de Bombeiros Militar

O efetivo do Corpo de Bombeiros será fortalecido com aumento de vagas, das 400 disponibilizadas durante o concurso da instituição, 200 serão para nomeações ainda em 2023 e outras 200 para cadastro de reserva a serem nomeadas em 2024. Além disso, a instituição foi beneficiada com a aquisição de equipamentos. 

A corporação, nos três primeiros meses do ano, realizou ações que ganharam destaque, como resgates de pessoas envolvidas em acidentes, incêndios de médio e grande proporções em Teresina e em cidades do interior do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES