Seduc apresenta projeto educacional para venezuelanos em Teresina

Em reunião com diretores de escolas que devem aplicar o projeto, Seduc apresenta propostas de plano.

Durante reunião, Seduc propõe projeto educacional para indígenas venezuelanos. | SEDUC PI - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola (NEEIQ) da Seduc promoveu nesse sábado (20), uma reunião com todos os diretores da Unidade Escolar Melvin Jones, Cristino Castelo Branco e CEJA Gayoso e Almendra, escolas na qual devem aplicar o projeto pedagógico, participaram do encontro com a diretoria e técnicos da UEJA e também do superintendente da SUETPEJA, professor Paulo Henrique.

A Secretaria da Educação do Piauí (SEDUC-PI) foi responsável por elaborar o projeto EJA Intercultural Warao “Nebu Tuma-Daomata Tane Naminakitane”, derivados de vocábulos do idioma Warao que significa, em tradução livre, “Jovens e Adultos para aprender”. A proposta foi pensada no atendimento educacional e na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) dos indígenas venezuelanos Warao, que são um contingente de aproximadamente 265 migrantes refugiados que se encontram na capital Teresina.

As escolas devem trabalhar com os valores, saberes tradicionais e práticas de cada comunidade, garantindo o acesso a conhecimentos e tecnologias da sociedade brasileira, que possam ser relevantes para que haja o processo de interação e participação cidadã na sociedade em que residem. Partindo disso, as atividades curriculares devem ser significativas e contextualizadas às experiências dos educandos e de suas respectivas comunidades.

Leia Mais

O projeto EJA Intercultural Warao, deve contar com acompanhamento pedagógico de uma equipe técnica multidisciplinar composta por educadores, comunidades escolares e o NEEIQ, em parceria com a Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA/SUETPEJA). Durante a semana, os educadores Warao, que atuam nas salas de aula como mediadores da língua nativa, auxiliando na comunicação, estiveram em reunião na Seduc para alinhamento e construção do material pedagógico trilíngue de apoio.

Em 2022, o Governo Estadual instituiu na Secretaria da Educação, o Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola (NEEIQ/SUEB), instituído para programar a Política de Educação Escolar Indígena e Quilombola no âmbito da educação básica do Piauí, com objetivo de inclusão e igualdade. A coordenadora do projeto NEEIQ/SUEB, Tatiana Oliveira, explica que o plano tem como principal foco o desenvolvimento de ações que foquem no atendimento educativo pautado na autoafirmação do povo Warao em questão de identidade, cultura, tradições e língua, bem como a interação interlinguística (português espanhol e warao).

“O objetivo é a promoção da equidade e garantia de direitos humanos aos refugiados. Os indígenas venezuelanos da etnia Warao têm direito ao acesso a uma educação diferenciada, multilíngue e que respeite suas culturas e processos próprios de aprendizagem”, comenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES