Semarh solicita inquérito policial sobre caso de zoofilia em Altos

O caso ocorreu na cidade de Altos e foi registrado por testemunhas.

O caso de zoofilia foi registrado por testemunhas na cidade de Altos. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (16), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), solicitou junto a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do Piauí a abertura de um inquérito policial para apurar o caso de zoofilia, registrado por testemunhas na cidade de Altos, a 37 km de Teresina.

Daniel Oliveira, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, destacou que a secretaria teve conhecimento do caso, e foram tomadas as providências urgentes como a abertura do inquérito para apurar o crime.

"Nossa expectativa é que em trinta dias já tenhamos uma conclusão com a indicação dos responsáveis", disse.

Em uma postagem através das redes sociais, a Semarh reafirmou que a maior preocupação do orgão é com o bem estar e proteção dos animais e a preservação do meio ambiente.

Thanandra reativa perfil e se pronuncia sobre caso de zoofilia em Altos

Após a decisão de passar cerca de uma semana longe das plataformas digitais, a vereadora da capital Teresina, Thanandra Sarapatinhas resolveu reativar seu perfil nas redes sociais e retornar com a publicação das ações que desenvolve em defesa da causa animal. 

A volta, no entanto, já foi marcada com o pronunciamento da parlamentar sobre um caso revoltante de repercussão na mídia estadual. Imagens de um homem de identidade ainda não revelada, divulgadas pelo perfil "pautaanimalpiaui", que mostram a ação do mesmo praticando o crime de zoofilia (abuso sexual contra animais) no município de Altos.

Em uma publicação no seu perfil, Thanandra disse sentir "indignação, repúdio e nojo" com tal atitude. Para ela, o crime se trata de um caso repugnante da prática de zoofilia. "É difícil acreditar que ainda existam pessoas capazes de infligir tamanho sofrimento a animais inocentes", escreveu.

Apesar de ser vereadora de Teresina, Thanandra recebe constantemente denúncias e pedidos de resgate de vários municípios do Piauí. Sobre o caso de Altos, a parlamentar informou que já acionou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que relatou os procedimentos que foram adotados sobre o ocorrido.

"Entrei em contato com a Semar e eles informaram que um inquérito foi aberto para investigar a situação. Da nossa parte, vamos acompanhar e cobrar para que esse criminoso seja exemplarmente punido. Nossos amigos de quatro patas merecem respeito, amor e proteção.

Zoofilia é considerado crime e se enquadra como maus tratos a animais. A lei prevê detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar atos como abuso, maus tratos, ferir ou mutilar, animais sejam eles silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES