SSP e Tribunal de Justiça alinham estratégias no combate à criminalidade

O secretário de Segurança Pública disse que o foco principal é integrar o trabalho entre as instituições.

SSP e Tribunal de Justiça alinham estratégias no combate à criminalidade | Divulgação/SSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, se reuniu nesta sexta-feira (05), com o desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, e representantes dos órgãos do Sistema de Justiça e das Forças de Segurança, com o objetivo de discutir a implementação de projetos para intensificar o reforço à Segurança Pública no Estado. 

Para o desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, a reunião foi importante para reforçar a parceria entre as instituições e para o controle, planejamento e avaliação de ações integradas. E o secretário de Segurança ainda complementou que o foco principal é integrar o trabalho entre as  instituições, alinhando estratégias para a redução dos índices de criminalidade, com as forças que compõem a segurança e os agentes do poder judiciário. 

“Nos últimos anos começamos a sofrer com a atuação das organizações criminosas, principalmente, vindas do estado do Pará e do Maranhão, no entanto, estamos realizando algumas ações que têm se mostrado muito exitosas, como, por exemplo, a Força-Tarefa no litoral e aqui em Teresina, a integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Podemos também destacar a criação da Central de Inquéritos da comarca de Teresina”, pontuou o secretário.  

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou a importância desta reunião e, sobretudo, da criação de um plano de trabalho integrado. “Hoje atuamos como instituições irmanadas, sem vaidades, cada um sabendo seu papel constitucional, cumprindo sua missão e contribuindo um com o outro, dando dinamismo e celeridade de forma competente e profissional.”,concluiu. 

Mais segurança para as mulheres

Ainda nesta sexta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estará em Teresina, nesta sexta-feira (5), para apresentar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II). Na oportunidade, o governador Rafael Fonteles acompanha o ministro na entrega de oito novas viaturas, armamentos e equipamentos de segurança, destinados ao reforço das ações de combate à violência contra as mulheres no Piauí. O evento será realizado a partir das 17h30, no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí (PM).

O programa, criado inicialmente em 2007, está agora em sua segunda edição e busca fomentar as políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres; o cuidado com a saúde menstrual; as políticas de segurança pública, com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência; o ensino formal e profissionalizante para presos e egressos; o apoio às vítimas de criminalidade; e o combate ao racismo estrutural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES