Tenente e mais 7 são presos em operação; 1 mandado foi cumprido em Portugal

Preso em Caxias, tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é acusado de participar de roubo de veículos

Operação “Sophisma” prende oito pessoas | Ascom-SSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operação “Sophisma”, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (5) cumpriu 14 mandados de prisão de acusados de participarem de uma organização criminosa especializada nos crimes de roubo de veículos, adulteração, falsificação de documentos e receptação. Entre os oito presos está um tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que é acusado de participar de roubo de veículos. Ele foi capturado em Caxias. 

Segundo o coordenador da Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (POLINTER), delegado Marcelo Dias, um dos alvos da operação já se encontrava preso em Portugal pelo crime de tráfico de drogas.  “Esse homem foi preso, pois estava atuando como “mula”, ou seja, estava transportando drogas naquele país. Entramos em contato com a Polícia Federal e com isso está sendo efetuada a prisão dele por conta do nosso mandado de prisão”, afirmou. 

O outro alvo da operação foi preso com vários documentos falsificados que eram comercializados com os criminosos de Teresina.  Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidas placas de veículos, uma arma de fogo, munições e documentos falsificados.

Documentos falsificados foram apreendidos durante operação Foto: Ascom-SSP

“Todo esse material será encaminhado para a realização da perícia, no entanto, identificamos que uma das placas apreendidas pertence a um veículo roubado”, disse Marcelo Dias. 

Os presos foram encaminhados para Polinter e posteriormente serão conduzidos para a Central de Flagrantes, onde ficarão à disposição da Justiça.  A operação "Sophisma" foi realizada com apoio da Gerência de Polícia Especializada (GPE).

ENTENDA O CASO

Na manhã desta segunda-feira (05), a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Polícia Interestadual (POLINTER), deflagrou a Operação Sophisma, com o objetivo de cumprir 14 ordens judiciais relacionadas à investigação de roubo de veículos no estado. 

Em entrevista para o programa Bom Dia Meio Norte, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos,  o delegado Marcelo Dias, coordenador da POLINTER, informou que a investigação teve início em janeiro, quando um indivíduo foi preso com uma caminhonete roubada. Policiais identificaram que a ação havia sido orquestrada por uma organização crimonosa.

"Diversos suspeitos foram identificados, incluindo um oficial do Maranhão. O tenente, segundo as investigações, desempenhava um papel ativo na organização criminosa, e era envolvido na adulteração de veículos, tentativas de arrombamento com bloqueadores de sinais e roubo de veículos. No mês passado, ele foi preso em Parnaíba", contou Marcelo Dias.

Marcelo Dias revelou que recententemente o tenente foi detido junto com seu sobrinho, em flagrante por tentativa de furto de uma motocicleta em Parnaíba. O Meionorte.com noticiou o caso no dia 13 de maio. Esse fato apenas corroborou as investigações em andamento, e o mandado de prisão foi concedido pelo juiz com base nas evidências apresentadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES