Teresina tem aumento de 53% de violações contra crianças e adolescentes

“As crianças e adolescentes que estão em situação de violência são obrigadas a conviver sob ameaças e medos provocados pelos agressores”, diz o secretário da Semcaspi.

Teresina tem aumento de 53% de violações contra crianças e adolescentes. | Zhivko Minkov na Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados divulgados no primeiro trimestre deste ano, sobre as violações de direitos das crianças e adolescentes de Teresina, apontam um aumento de 53% no número de casos. A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH) realizou a pesquisa e divulgação. 

Segundo a secretaria, os dados são referentes aos atendimentos registrados pelos sete conselhos tutelares da capital e estão sendo divulgados para refletir a data 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com os dados, de janeiro a março deste ano, foram registrados 947 violações, sendo 785 crianças e adolescentes atendidos; já no mesmo período do ano passado, foram registrados 615 casos e um total de 558 crianças atendidas.

Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, destaca que o aumento de violações registradas é resultado do trabalho realizado pelos conselheiros tutelares, que cada vez mais, têm acessado as violações e feito os encaminhamentos, mesmo com as barreiras encontradas até que a denúncia seja de fato efetivada.

“As crianças e adolescentes que estão em situação de violência são obrigadas a conviver sob ameaças e medos provocados pelos agressores. É importante atenção de todos, seja mãe, irmãos, avós, vizinhos, amigas da família, uma rede de proteção para estas crianças e adolescentes, para que possam ser tomadas as devidas providências. Denunciar é a melhor saída”, ressaltou.

Processo das denúncias 

O gerente de Direitos Humanos, André Santos, conta que o trabalho dos conselheiros tutelares é de 24h para atender os casos de violação de crianças e adolescentes. E explica como funciona o processo ao tomar conhecimento dos casos. “Os conselhos tutelares, ao tomar conhecimento dos casos, apura e faz um relatório para dar os devidos encaminhamentos. Além de fazermos todo o acompanhamento para garantir os direitos e a proteção das crianças e adolescentes violados”, destacou.

O maior número de ocorrências são relativos a casos de negligência, com um total de 268 casos registrados. Em seguida, a privação de acesso ao serviço público, com 115 casos; em terceiro lugar está o conflito familiar com 93 casos, já em quarto lugar está a violência física, com 80 registros; e em quinto lugar, o abuso sexual, com 63 casos registrados, segundo os dados da Gerência de Direitos Humanos da Semcaspi, referentes a janeiro-março.

Zona Norte apresenta o maior número 

Os dados também apontaram que, a zona Norte é a região com maior número de casos registrados de violação de direito contra crianças e adolescentes. Do total de 947 registros, 374 foram de ocorrências da zona Norte. A zona Sul é a segunda com maior registros, com um total de 256; em terceiro a zona Sudeste, com 201 casos; a zona Leste foi a região com menor registro, somando 116 casos de violações de direitos.

18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes./Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES