UFPI divulga edital de contratação temporária para profissional em Libras

As inscrições iniciam nesta quinta-feira (25/5), a partir das 12h, e seguem até às 23h59 do dia 12 de junho

UFPI divulga edital de contratação temporária para profissional em Libras | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou edital de contratação temporária de três profissionais especializados em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sendo duas vagas para o Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, e uma vaga destinada para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (25/5), a partir das 12h, e seguem até às 23h59 do dia 12 de junho. O processo seletivo ocorre por meio da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE).

A seleção é composta por duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: prova prática e análise de títulos. A prova prática vai ser realizada no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A COPESE vai divulgar até o dia 20 de junho, a convocação/escalonamento para a realização do exame, levando-se em conta a ordem crescente do respectivo número de inscrição, informando a data, local e os respectivos horários.

ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO

Sobre as atribuições do cargo

Traduzir e interpretar textos diversos do Português para LIBRAS e vice-versa; traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras ou atividades didático-pedagógicas; assessorar durante as atividades de ensino, pesquisa ou extensão; realizar interpretações simultâneas durante eventos, reuniões, concursos públicos, processos seletivos; assessorar depoimentos em juízo perante órgãos e setores administrativos, policiais, culturais, sociais, políticos e de saúde; participar da produção de material técnico, didático-pedagógico ou de informática; participar de formações propostas pela chefia imediata; executar outras atividades assemelhadas, segundo o interesse da UFPI e competência do cargo/função de tradutor e intérprete em LIBRAS, além de outras previstas na legislação vigente.

A Etapa 1 do processo será realizada, conforme escalonamento que será divulgado no dia 20/06/2023, com a apresentação, pela Banca Examinadora, de vídeo gravado em Libras. O candidato assistirá, juntamente com os demais candidatos, a um vídeo e terá um tempo determinado pela Banca Examinadora para escrever o texto em Língua Portuguesa, que será pontuado conforme os seguintes critérios: Domínio de conteúdo: equivalência linguística entre o Texto Fonte e o Texto Alvo; Aspectos lógicos e formais: clareza de expressão, precisão de linguagem, correção gramatical, organização textual, coerência e coesão.

Etapa 2 – Interpretação: (Valor Total: 60 pontos) - A Etapa 2 da Prova Prática será feita individualmente, conforme escalonamento, e gravada na íntegra em vídeo, por profissional designado pela COPESE, para fins de registro e avaliação, abrangendo a Interpretação: Língua Portuguesa/Libras e a Interpretação.

Libras/Língua Portuguesa, ambas na modalidade oral conforme a seguir especificado: Interpretação: Língua Portuguesa/Libras – na modalidade oral (30 pontos), pontuada conforme os seguintes critérios: Domínio de conteúdo: sustentação do tema, organização das informações; Aspectos lógicos e formais: estrutura gramatical e clareza de expressão. Interpretação: Libras/Língua Portuguesa – na modalidade oral (30 pontos), pontuada conforme os seguintes critérios: Domínio de conteúdo: sustentação do tema, organização das informações; Aspectos lógicos e formais: adequação e correção gramatical, clareza de expressão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES