RS: 9 reféns são encontrados pela polícia após assalto

A polícia localizou os nove reféns que eram mantidos sob poder dos criminosos

Policiais se protegem atrás de uma viatura durante as buscas aos assaltantes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia localizou os nove reféns que eram mantidos sob poder dos criminosos que assaltaram uma fábrica de joias na cidade de Cotiporã, na região serrana do Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo capitão Juliano André Amaral, da Brigada Militar. Neste momento, as pessoas estão sendo levadas à base do comando da operação.

O militar utilizou o Twitter para confirmar o resgate dos reféns. "Estamos com as 9 vítimas são e salvas, e bem. DEUS SEJA LOUVADO!", escreveu. O oficial acrescentou que todos estão indo para a base da operação. O grupo foi localizado pouco antes das 23h deste domingo em uma área fica próxima à casa da família que foi levada como refém. Pouco depois da 1h desta segunda-feira, os reféns foram liberados e retornaram para casa, segundo o capitão Amaral.

No início da madrugada deste domingo, assaltantes utilizaram explosivos para arrombar o estabelecimento, localizado na região central do município, que tem pouco menos de 4 mil habitantes. Os criminosos, fortemente armados, renderam um grupo de pessoas que bebia num bar e usaram os reféns como "escudo humano" em frente à fábrica, enquanto explosivos eram utilizados para arrombar cofres que guardavam as joias.

Os bandidos chegaram a libertar parte dos reféns, mas entraram em confronto com a polícia durante a fuga. Três criminosos morreram, entre eles, Elisandro Rodrigo Falcão, o assaltante mais procurado do Estado. Dois PMs ficaram feridos, mas não correm risco de morte. Na fuga, os assaltantes passaram por uma chácara nas proximidades, onde abandonaram um veículo Astra e fizeram outros reféns, totalizando nove pessoas em poder dos criminosos.

De acordo com a BM, mais de 100 policiais, inclusive de Porto Alegre, foram mobilizados para as buscas. O local é de difícil acesso e cercado por morros, riachos e mata fechada, o que dificulta o trabalho das forças de segurança, que contam ainda com a ajuda de cães farejadores e helicóptero. Policiais da região se reuniram na prefeitura da cidade para acompanhar os trabalhos.

A polícia encontrou, após o assalto, várias bolsas com as joias roubadas da fábrica após o roubo, mas ainda não foi possível estimar o que tinha sido levado, uma vez que a ocorrência ainda está em andamento.

Cotiporã é considerada pacata e de janeiro a novembro de 2012 foram registrados 23 furtos, dois roubos e oito delitos relacionados a armas. A quadrilha que protagonizou o assalto na cidade era conhecida da polícia pelo uso de dinamite para roubos a comércios e bancos no interior do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES