90% da droga nos presídios entra com ajuda da família

“Muitas vezes, as famílias pedem para que o detento não vá para pavilhão A ou B, para não acabar assassinado por dívida”, disse diretor de presídios

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Junto com a superlotação, cresce a cada dia a violência dentro dos presídios do Piauí, ao ponto de haver tráfico de drogas dentro das prisões, e até assassinatos por dívidas e disputas pelo tráfico. Em 2012, 11 mortos nos presídios do estado. Há casos como o do traficante José Maria Cobra, morto em 2011, que tanto traficava dentro do presídio, como chefiava o tráfico em Parnaíba e na Vila Irmã Dulce, em Teresina.

O diretor de presídios da Secretaria de Segurança, Ancelmo Portela, conta que o crack piorou ainda mais esse tipo de situação.?O crack trouxe uma auto-aniquilação dos presos?, disse. Segundo ele, por ser uma droga barata e de efeito rápido, o usuários usam várias vezes por dia e ele fica rapidamente endividado. ?Muitas vezes, as famílias pedem para que o detento não vá para pavilhão A ou B, para não acabar assassinado por dívida?, disse Ancelmo Portela.

O delegado de entorpecentes Willame Morais disse ao meionorte.com que existe uma grande dificuldade, por parte do sistema prisional se impedir a entrada de drogas nos presídios. ?Mais de 90% quem leva é a família dos presos?, disse o delegado. As famílias passam a droga através das visitas, que é um direito dos presos. ?Com tanta gente dentro dos nossos presídios e os direitos, fica difícil coibir esse tráfico?.

Mas para o advogado Gustavo Vasconcelos, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ?Há uma parcela de diretos que devem ser preservados?. O direito a visita, para ele, não é o problema, e sim a falta de estrutura das prisões. ?Esse tráfico dificilmente aconteceria em presídios federais, com um prisioneiro por cela, um número bom de agentes. O número de agentes que temos no Piauí é ridículo, é minúsculo?, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES