Arrombadores de cofres de bancos são presos no Ceará

O pernambucano Anderson Bezerra dos Santos, 27, era o principal membro do grupo

Presos arrombadores de cofres | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco homens, acusados de integrarem uma quadrilha especializada no arrombamento de cofres em agências bancárias, foram presos em Fortaleza. O grupo estava sendo investigado desde janeiro pela Polícia Civil do Piauí, depois de ter praticado furto em um banco, no Centro de Teresina. Informações chegaram à Polícia dando conta que os cinco homens estavam no Ceará. Eles foram localizados em uma pousada, na Praia de Iracema, no último fim de semana.

O pernambucano Anderson Bezerra dos Santos, 27, era o principal membro do grupo. Segundo a Polícia, ele havia trabalhado em uma empresa paulista que desenvolve técnicas de segurança para cofres. ´Ele trabalhava com estratégias para tornar o cofre o mais seguro possível, evitando arrombamentos´, explicou o delegado Andrade Júnior, diretor da Divisão Anti-Seqüestro (DAS), responsável pela prisão da quadrilha interestadual.

Além de Anderson foram presos, Manuel Pereira das Chagas, 42; Sérgio Monteiro de Moura, 29; Valmir Barbosa de Araújo, 30; e Eliandro Lima de Sousa, 32. Apenas o primeiro é natural do Rio Grande do Norte. Os demais são pernambucanos. Manuel já foi jogador profissional de futebol no clube Santo Amaro (PE).

A ação do bando foi toda descoberta pela Polícia. Dois homens - Valmir e Manuel - eram os especialistas em desativar os alarmes bancários. ?Eles cortavam o alarme do lado de fora do banco, interceptando a comunicação entre a agência e a empresa de segurança ou a Polícia. Desta forma, o alarme disparava, mas a informação não chegava à central?, explicou Andrade.

Depois que o caminho era aberto por Valmir e Manuel, todas as câmeras do sistema de vigilância eletrônico da agência eram viradas para o teto. A partir daí, Anderson entrava em cena com suas técnicas para a abertura do cofre.

Olheiros

Os outros dois integrantes do grupo - Eliandro e Sérgio - funcionavam como uma espécie de ´olheiros´. ?Eles ficavam do lado de fora do banco, usando batas e sinalizadores, como se fossem operários trabalhando naquele local. Isso desviava a atenção de quem passassem enquanto o furto estava acontecendo dentro do banco?, destacou o delegado Jairo Pequeno, do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Em poder da quadrilha a Polícia encontrou um farto material utilizado nos arrombamentos. De acordo com o que foi apurado, os bandidos estavam planejando atacar uma agência bancária em Fortaleza.

O chefe

Pernambucano virou especialista em cofres

O pernambucano Anderson Bezerra dos Santos, 27, é apontado pela Polícia como sendo o chefe da quadrilha. As investigações revelaram que ele havia trabalhado em uma empresa paulista que desenvolve técnicas de segurança para cofres



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES