Avião que caiu no Mato Grosso pertence ao médico Jacinto Lay

O avião foi roubado por criminosos fortemente armados, que invadiram o Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, zona Leste de Teresina.

Avião que caiu em Mato Grosso é o roubado do médico Jacinto Ley | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avião monomotor, modelo Cessna 206, que caiu no município de Juara, em Mato Grosso, é o do médico Jacinto Barbosa Lay Chaves, que foi roubado no dia 14 de janeiro, no Clube de Ultraleve do Piauí, localizado em Teresina. 

Por meio de nota, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), confirmou a informação. Segundo o Greco, o avião, que possivelmente teria a Bolívia como destino, teve que fazer um pouso forçado em uma área de pastagem, numa fazenda localizada a 80km da cidade Juara.

Avião que caiu no Mato Grosso pertence ao médico Jacinto Lay- Foto: Reprodução

De acordo com informações da nota, os dois ocupantes da aeronave fugiram do local e outros três suspeitos foram detidos em uma caminhonete, a caminho do local onde estava o avião, com seis tambores de combustível. 

A Polícia Civil do Piauí, segundo o texto, mantinha um trabalho integrado com as inteligências do Norte e Nordeste, tendo ainda o apoio da Força Aérea Brasileira. Além disso, também estava sendo realizado o monitoramento dos aeroportos e aeródromos da região, para identificar e controlar a venda de combustível.(Leia a nota na íntegra logo abaixo).Avião que caiu no Mato Grosso pertence ao médico Jacinto Lay

Segundo a Polícia Militar do Mato Grosso, os três suspeitos foram detidos em uma caminhonete, quando eles jogaram os celulares para fora do carro, o que chamou atenção da polícia.

A PM acrescenta que seis tambores de combustível, totalizando 360 litros, foram apreendidos.

Quando questionados, os suspeitos relataram três versões diferentes: a princípio indicando que o produto seria usado para abastecer um barco, depois que seria para uma máquina e, em terceiro, para garimpo. 

Logo depois, a polícia encontrou o avião caído e um tambor vazio de combustível no local. 

Foram apreendidos dois GPSs, um rádio HT, um diário de bordo e uma pasta com manuais e carta de rota dentro do avião, que seria usado para o tráfico de drogas.

Avião que caiu no Mato Grosso pertence ao médico Jacinto Lay

Segundo a Polícia Civil, o avião era tripulado por duas pessoas que seriam bolivianas. Eles tentaram fazer um pouso de emergência, quando perderam o controle da direção e caíram.

Uma das vítimas ficou com lesões na cabeça e na perna, porém negou socorro médico. A vítima que não estava lesionada colocou uma mochila nas costas e saiu a pé, entrando na região de mata.

Avião que caiu no Mato Grosso pertence ao médico Jacinto Lay

Leia a nota na íntegra

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) confirma a localização do avião monomotor modelo Cessna 206, prefixo PT-DQF, roubado no dia 14 de janeiro de 2023, no Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina. A aeronave foi localizada na zona rural do município de Juara, que fica a 638km de Cuiabá (MT). O avião que possivelmente teria como destino a Bolívia, fez um pouso forçado em uma área de pastagem, numa fazenda localizada a 80km da cidade de Juara. Três pessoas foram conduzidas para a delegacia do município, suspeitas de dar apoio logístico para a tripulação da aeronave. O piloto e mais uma outra pessoa, ainda não identificados, que estavam a bordo do avião encontram-se foragidos.  

A Polícia Civil do Piauí realizou um trabalho integrado com as inteligências do Norte e Nordeste, com o apoio da Força Aérea Brasileira e detinha informações de que a aeronave estava circulando na região do Estado do Mato Grosso para tráfico de entorpecentes por um cartel boliviano. Dessa forma, estava sendo realizado o monitoramento dos aeroportos e aeródromos da região para identificar e controlar a venda de combustível. As investigações apontam, portanto, que o pouso forçado se deu pela falta de combustível na aeronave, dando êxito às ações empreendidas pelas inteligências.

Na manhã desta segunda-feira (23), equipe do GRECO se deslocou para o estado do Mato Grosso para auxiliar na identificação da aeronave, que apresenta sinais de adulteração, e na investigação da possível ligação dos três conduzidos com o crime ocorrido em Teresina e com o tráfico internacional de drogas, além de auxiliar na busca dos dois suspeitos ainda foragidos.

Relembre o caso

O avião foi roubado por criminosos fortemente armados, que invadiram o Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, zona Leste de Teresina. A ação criminosa foi registrada por volta das 3h da madrugada. A aeronave pertence ao médico neurologista, Jacinto Barbosa Ley Chaves, proprietário da Clínica Neurocentro.

No domingo (23), um avião, modelo Cesna 206, caiu no município de Juara, no Mato Grosso. Segundo informações da imprensa local, dois homens que estavam na aeronave fugiram do local carregando mochilas.

A aeronave roubada, tem o prefixo PT-DQF e a que caiu usa o prefixo PT-IXS. Outra diferença entre as aeronaves é a pintura, a que caiu tem detalhes em vermelho.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES