Avião usado por garimpeiros é destruído pela FAB e Ibama na Terra Yanomami

Ação foi realizada em uma pista de pouso não homologada. Tripulantes da aeronave fugiram antes da chegada dos agentes de fiscalização

Avião usado por garimpeiros é destruído pela FAB e Ibama na Terra Yanomami | FAB/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Força Aérea Brasileira informou que uma aeronave de pequeno porte, utilizada por garimpeiros ilegais, foi destruída em uma operação conjunta com o Ibama na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação foi divulgada na terça (18). A ação foi desencadeada a partir de medidas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) realizadas no espaço aéreo da região Norte do território na sexta-feira (14).

Segundo informações do Portal g1/RR, desde o dia 6 de abril, os corredores aéreos para saída voluntária de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami por voos privados foram encerrados, e o controle do espaço aéreo foi retomado pela FAB. Na nova operação, pilotos da FAB identificaram um avião voando irregularmente na região, e um caça A-29 Super Tucano foi acionado para realizar a missão de Alerta em Voo.

O caça realizou um acompanhamento discreto, identificando a matrícula do avião e confirmando que se tratava de um voo ilícito. O avião pousou em uma área de garimpo ilegal, decolou e deslocou-se para outra área de pouso, enquanto um helicóptero transportava os agentes do Ibama até o local do último pouso. Os tripulantes fugiram antes da chegada dos agentes, que destruíram a aeronave logo em seguida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES