Bandido cola cartão em caixa eletrônico para roubar dados em Teresina

Ação aconteceu na Caixa Econômica da Dom Severino e foi presenciada por usuários durante o autoatendimento

Interior da agência onde aconteceu o golpe | Google Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher foi vítima de um golpe neste sábado (23) em um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Dom Severino, bairro Horto, zona Leste de Teresina. De acordo com informações de testemunhas, ela foi coagida a passar dados bancários por telefone após o cartão ter sido colado no caixa eletrônico.

Ao tentar sacar dinheiro, a vítima não conseguiu mais retirar o cartão e foi atendida por um desconhecido, que orientou que ela deveria telefonar para um telefone que estava colado no último caixa da agência. Muito nervosa com a situação, a mulher telefonou, passou os dados bancários e a senha.

Ao retornar para buscar o cartão que teria sido liberado, a mulher notou que o objeto não estava mais lá e percebeu que havia caído em um golpe. 

Interior da agência onde aconteceu o golpe. Crédito: Google Images.

O caso deve ser investigado no 12º Distrito Policial, que atende a região da zona Leste da capital.

Cuidado com o golpe

Os bancos orientam os usuários a nunca passarem senhas ou chaves de acesso pelo telefone. Em razão de golpes de estelionatários e por questões de segurança, as operadoras bancárias não realizam esse procedimento. Se o cartão ficar preso no caixa eletrônico, o ideal é bloqueá-lo imediatamente e não dar atenção a recomendações de estranhos.

Saiba as orientações da Caixa

A Caixa orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da CAIXA que estará devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 726 0101 para que sejam tomadas as providências, como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão. 

O banco reforça que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

Seguem os principais cuidados que devem ser observados:

 - Nunca aceite ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências;

 - Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;

 - Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado; - Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita; 

-  Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário; - Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;

 - A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual; 

- A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);

- O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet http://www.caixa.gov.br/seguranca.

Em caso de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento: SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma das agências da CAIXA (http://www.caixa.gov.br/atendimento). Mais informações sobre a CAIXA podem ser consultadas nas redes sociais do banco: twitter.com/caixa www.facebook.com/caixa www.instagram.com/caixa www.youtube.com/canalcaixa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES