Bandidos armados mantêm 21 pessoas reféns durante assalto em Fortaleza

Os bandidos acabaram se rendendo aos policiais militares

Bandidos armados mantêm 21 pessoas refém durante assalto em Fortaleza | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinte e uma pessoas, todas funcion?rias da Associa??o Batista Beneficente e Mission?ria (Abbem), organiza??o n?o-governamental sediada no bairro Parquel?ndia, viveram momentos de terror, no fim da manh? de ontem. Foram feitas ref?ns, por cerca de uma hora e meia, por dois irm?os assaltantes, armados de pistola e rev?lver.

O pr?dio, localizado na esquina das ruas Padre Guerra e General Piragibe, foi invadido por volta de 10h30. Informada da ocorr?ncia pelo esposo de uma ref?m, por volta das 10 horas, a Pol?cia chegou rapidamente ao local. O cerco foi montado e a ?rea isolada. A negocia??o com os bandidos foi feita pelo subcomandante do Batalh?o de Pol?cia de Choque (BPChoque), tenente-coronel PM J?lio Aquino. Pr?ximo do meio-dia, com a presen?a do advogado Carlos Oliveira no local, os bandidos acabaram se rendendo aos policiais militares e todos os ref?ns foram libertados ilesos. Nenhum tiro foi disparado.

Os irm?os Reginaldo de Carvalho Barros, 29; e Ronaldo de Carvalho Barros, 31, foram encaminhados numa viatura do Comando T?tico Motorizado (Cotam) ? Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Pol?cia Civil, na Aldeota, onde foram autuados em flagrante pelo delegado titular da especializada, F?bio Fac?. As armas usadas pela dupla foram apreendidas.

Logo em seguida ? rendi??o dos bandidos, algumas das v?timas sa?ram rapidamente da associa??o e evitaram falar com a Imprensa. Bastante nervosa e tr?mula, uma ref?m chegou a ser atendida por uma equipe de param?dicos em uma ambul?ncia do Samu. Tr?mula, a mulher n?o quis identificar-se. Disse apenas que os bandidos n?o haviam usado de viol?ncia f?sica.

Opera??o

O seq?estro come?ou como um assalto. Quando as primeiras patrulhas chegaram ao local, os assaltantes mantinham os ref?ns sob a ira das armas e faziam uma ?limpeza?, roubando dinheiro, carteiras, bolsas, celulares e outros objetos. Quando descobriram a chegada da Pol?cia, fizeram as pessoas de ref?ns. Policiais do Comando T?tico Motorizado (Cotam), For?a T?tica de Apoio (FTA), Ronda do Quarteir?o e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) foram chamados, al?m de um helic?ptero da Ciopaer. O comandante do policiamento da Capital, coronel S?rgio Costa, chefiou pessoalmente toda a opera??o policial.

Imediatamente, o quarteir?o da Rua General Piragibe, entre a Avenida Jovita Feitosa e a Rua Padre Guerra, foi isolado. Curiosos, Imprensa e apreensivos parentes dos ref?ns acompanharam a movimenta??o policial de longe. O tenente-coronel J?lio Aquino negociou a liberta??o dos ref?ns, atrav?s do interfone e por um celular. Reginaldo e Ronaldo queriam um ve?culo e passagem livre para deixar o local, levando, pelo menos, um ref?m.

O subcomandante do BPChoque ponderou sobre as conseq??ncias do ato e os bandidos decidiram se entregar, mas exigiram a presen?a do advogado deles. Cl?udio Oliveira chegou minutos depois. Ele disse que foi ao local a pedido de um colega de profiss?o, que ? o advogado da dupla.

De acordo com o tenente-coronel J?lio Aquino, os bandidos teriam dito que estavam enfrentando dificuldades financeiras e, por isso, resolveram praticar o assalto, que acabou se transformando em seq?estro. Bem vestidos, eles n?o despertaram nenhuma suspeita ao chegarem ? ONG e entrarem no pr?dio se passando por funcion?rios. A a??o dos ladr?es foi toda filmada pelas c?meras do circuito interno. Ronaldo de Carvalho j? responde por assalto. O irm?o n?o tinha antecedentes criminais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES