Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Laudo do IML atesta que bebê morreu por asfixia em Teresina

As outras 3 crianças foram levadas para um abrigo; os pais presos.

Compartilhe
Google Whatsapp

O laudo do Instituto de Medicina Legal constatou que o bebê  Ian Calebre, de apenas 5 meses de vida,  encontrado morto dentro de casa por vizinhos no Residencial Torquato Neto 4, na zona Sul de Teresina, na quarta-feira (18), morreu por asfixia mecânica e que pode ter sido provocada por resto de alimentos ou saliva. 

O bebê estava na companhia dos três irmãos, quando foi encontrado sem vida. Os pais, Alice Jovem de Sousa e Ivanilson de Oliveira Diniz, foram presos e autuados em flagrante. “Nós recebemos informações de que havia uma criança morta, os vizinhos enfatizaram muito realmente que os pais são usuários de drogas. Temos imagens que mostram insalubridade no local”, afirmou um dos policiais presente na ocorrência.



Pais da criança Alice Jovem de Sousa e Ivanilson de Oliveira Diniz
Pais da criança Alice Jovem de Sousa e Ivanilson de Oliveira Diniz

A delegada Ana Luiza, coordenadora da Central de Flagrantes, afirmou que o casal será indiciado. “Eles foram autuados em flagrante e possivelmente serão indiciados por abando de incapaz com resultado morte”, informou.

As crianças de 2,7 e 9 anos e o bebê de cinco meses  viviam na casa sem as meninas condições de sobrevivência. A residência foi invadida há cerca de dois anos.

Os vizinhos afirmam que já haviam denunciado a situação várias vezes para o Conselho Tutelar da zona Sul e acusam o órgão de negligência. “Eu recolhi os dois [crianças] no lixo, levei para minha casa e ela [mãe] foi buscar eles lá dentro da minha casa e disse que não ia se repetir. Eu levei ela para minha casa, dei alimento assim  como todo mundo do Torquato já fez”, disse uma vizinha.

 Ian Calebre, de apenas 5 meses de vida
Ian Calebre, de apenas 5 meses de vida

Segundo a mulher, foram mais de 30 denúncias ao Conselho Tutelar. “Lá constam mais de 38 denúncias contra maus-tratos contra essas crianças”, acrescentou.

A  Delegacia da Criança e do Adolescente abrirá inquérito para apurar o caso. A situação já  está sendo acompanhada pela Justiça. Na noite de ontem, a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Maria Luiza, recebeu uma comissão de conselheiros que explicaram o acompanhamento do caso.

Segundo a juíza, as três crianças já foram levadas para um abrigo da Capital. “Para requerer autorização para o encaminhamento das demais crianças, ou seja, as três crianças para um acolhimento institucional e foi deferido, elas foram encaminhadas. Quanto a criança que veio a óbito, elas estão ainda preparando um relatório circunstanciado para comunicar o Juizado da Infância e da Juventude. Eles ficaram de trazer essa notícia hoje”, afirmou.

Juíza Maria Luiza
Juíza Maria Luiza

A juíza foi questionada sobre possível inoperância  por parte do Conselho Tutelar no caso e reafirmou que os responsáveis serão punidos. “Qualquer pessoa que seja indicada, sinalizada como responsável, irá responder mesmo que tenha direito ao contraditório e a ampla defesa, seja quem for, parentes, avós, os pais ou Conselho Tutelar, seja quem for. Agora eu quero crer que, de acordo com o que a gente tem conhecimento, o Conselho Tutelar, ele dá assistência a população, faz um trabalho direitinho e a gente trabalha em parceria. São apenas quatro Conselhos Tutelares para uma demanda enorme existente”, afirmou.

 class=

 class=



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×