Brasileiro de 9 anos é assassinado com mãe e tia na Holanda

Família comemorava aniversário do menino quando os três foram baleados

Comemoravam um aniversário | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia da Holanda investiga o assassinato de duas mulheres e de um menino que comemorava o seu aniversário de 9 anos na cidade de Enschede, perto da fronteira com a Alemanha. O principal suspeito é o ex-companheiro de uma das vítimas, a brasileira Adriana Corrêa Barros, de 36 anos.

Barros participava da festa do filho, Sávio Barros da Silva, com a irmã que os visitava e tinha passagem de volta marcada para este domingo, Carolina Corrêa Marques, e outros quatro convidados, quando o ex-companheiro de Adriana, o italiano Christian Daga, de 33 anos, teria invadido o apartamento da brasileira.

De acordo com a família de Barros, ela estaria separada do italiano há três anos e já teria feito várias queixas na polícia contra Daga, que teria chegado a ficar preso por dois dias no início do mês.

Na noite do crime, a policía da província de Oversijssel teria sido acionada por volta das 23h, mas teria chegado ao apartamento de Barros - em um abrigo para vítimas de violência doméstica, segundo a família - momentos antes de o italiano abrir fogo contra os três brasileiros. Ele teria se suicidado em seguida.

Os outros dois adultos e duas crianças na festa teriam testemunhado toda a cena e foram atendidas muito abaladas pelas autoridades de saúde holandesas.

Migração

Adriana, que fazia um curso profissionalizante, morava desde 2003 na Holanda, onde conheceu Christian Daga. Na ocasião, havia deixado o filho com o pai, no Brasil, mas o levou à Holanda em 2006.

Barros e o filho já eram naturalizados holandeses. Segundo amigos próximos, Sávio teria se integrado rapidamente à sociedade holandesa, e em todas as férias escolares, Adriana o levava para visitar a família no norte do Brasil.

"Uma educação de qualidade para Sávio era motivo de Adriana para permanecer no país", disse à BBC Brasil uma amiga que preferiu não se identificar.

A família de Adriana disse à BBC Brasil que não consegue entender como Christian Daga ainda estava em liberdade, mesmo com as queixas contra ele.

Segundo a mãe dela, a professora aposentada Teresinha Barros, no último dia 4 de maio, o italiano foi preso por dois dias, mas foi solto. Na ocorrência policial foi registrado que o italiano, no entendimento da polícia, "não apresentava perigo à Adriana ou a menino".

O prefeito da cidade promoveu uma reunião, na manhã de sábado, com os moradores, representantes do governo brasileiro e imprensa.

Ele lamentou as mortes e se comprometeu a transladar os corpos das vítimas para a cidade de Marituba, a 30 km de Belém, além de pagar a passagem aérea de Teresinha Barros para que ela recolha os objetos pessoais das filhas e do neto.

Segundo a ONG brasileira Casa Brasil-Holanda, com sede em Dordrecht, a comunidade brasileira da região se reuniu na tarde de sábado para discutir como será o cortejo de despedida dos corpos.

A região da Holanda onde o crime ocorreu concentra uma grande parte da comunidade de cerca de 22 mil brasileiros, segundo o cônsul do Brasil em Roterdã, Manoel Pereira da Silva, que vivem atualmente em território holandês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES