Buscas por Madeleine McCann são retomadas em Portugal após 16 anos

Operação desta terça-feira (23) acontece por pressão de autoridades da Alemanha

Polícia começa nova busca por Madeleine McCann, a menina inglesa desaparecida há 16 anos | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova operação de busca relacionada ao caso Madeleine McCann foi retomada nesta terça-feira (23) e tem previsão de duração até quarta-feira (24). Dessa vez, as atividades estão concentradas em uma barragem situada a cerca de 50 km do local onde a menina desapareceu há 16 anos, na região do Algarve, em Portugal.

Madeleine McCann, uma criança britânica de 3 anos na época, desapareceu em 13 de maio de 2007, enquanto estava de férias com a família em um resort em Portugal. Desde então, o caso tem mobilizado forças policiais de diversos países e gerado comoção mundial. Os pais da menina chegaram a fazer um apelo ao papa, Bento XVI, na época líder máximo da igreja católica.

A busca atual conta com a participação de 20 policiais, atendendo a um pedido das autoridades alemãs, uma vez que o principal suspeito pelo crime visitou a região várias vezes durante o período do desaparecimento de Madeleine. Na cidade de Silves, próxima à represa, já foram instaladas duas tendas como parte das operações nesta segunda-feira.

Leia Mais

Autoridades portuguesas, sob condição de anonimato, afirmam que não têm esperanças de encontrar o corpo de Madeleine. Uma fonte ligada às investigações em Portugal, que preferiu não se identificar, disse à agência Reuters que a busca não deve resultar em qualquer descoberta relevante. O principal suspeito no caso é o alemão Christian Brueckner, identificado pela polícia alemã no ano passado. Brueckner, condenado por abuso de crianças e tráfico, encontra-se detido na Alemanha por ter estuprado uma mulher de 72 anos na mesma região do Algarve onde Madeleine desapareceu.

Em junho de 2020a polícia alemã declarou que Madeleine foi dada como morta e que Brueckner provavelmente foi o responsável pelo ocorrido. No entanto, Brueckner nega qualquer envolvimento e não foi acusado de nenhum crime relacionado ao desaparecimento de Madeleine. No mês passado, um tribunal alemão rejeitou acusações adicionais contra ele relacionadas a outros casos de estupro e agressão sexual em Portugal. Por questões legais, esses outros casos permitiram que os promotores alemães investigassem o desaparecimento de Madeleine.

Kate e Gerry McCann, pais de Madeleine, foram interrogados pela polícia portuguesa como suspeitos formais em 2007, mas as autoridades abandonaram a investigação no ano seguinte, alegando falta de provas, e os inocentaram de qualquer envolvimento. Desde então, os pais têm feito campanhas para chamar a atenção para o desaparecimento de sua filha, contando com o apoio de figuras públicas britânicas, incluindo empresários, autores e personalidades do futebol, que fizeram apelos por informações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES