Casal de PM entrega 'falso' atestado de Covid para curtir praia paradisíaca

O casal decidiu viajar porque ambos estavam em licença médica e não poderiam comparecer a nenhum serviço da PMDF durante esse período, então optaram por não perder o dinheiro investido na viagem.

O destino planejado pelo casal, era a cidade de Porto Seguro, localizada no estado da Bahia. | Polícia Militar do Distrito Federal/Ilustração
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinícius da Cunha Sette e Sabrina Santos Araújo Garcia são membros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e também compartilham uma relação como casal. Além de terem suas vidas profissionais conectadas, os dois enfrentaram uma situação em que solicitaram uma folga para viajar durante o período do Réveillon, em dezembro do ano passado. No entanto, conforme informações divulgadas pelo portal Metrópoles, o pedido foi negado pelo comando da corporação.

O destino planejado pelo casal, era a cidade de Porto Seguro, localizada no estado da Bahia. Após receberem a negativa da corporação em relação à solicitação de folga para viajar, eles tomaram uma atitude insatisfatória. No dia seguinte, ambos acionaram a polícia militar apresentando atestados médicos que alegavam positivo para Covid-19. Com isso, eles se ausentaram do trabalho, alegando estar infectados pelo vírus.

Contudo, essa medida adotada pelo casal era, na verdade, uma fraude. Durante o período em que estavam supostamente afastados por motivos de saúde, eles embarcaram em um voo comercial com destino a Porto Seguro, no último dia de 2022. A mulher retornou a Brasília no quarto dia do ano seguinte, enquanto o namorado voltou no dia 5 de janeiro.

É importante ressaltar que durante a viagem do casal, a tropa da Polícia Militar estava em prontidão devido à cerimônia de posse presidencial que ocorreu na Esplanada dos Ministérios, no dia 1º de janeiro. O atestado médico apresentado por Sabrina era válido por cinco dias, enquanto o de Vinícius tinha uma validade de dois dias a mais.

Como a situação gerou estranheza, o comando da PMDF abriu a investigação contra o casal. Em um documento, o órgão evidencia que nenhum dos policiais procurou oficialmente a seção administrativa para adquirir as folgas porque “já tinham conhecimento de que tal pedido seria negado”.

Consequentemente, foram abertos procedimentos de Investigação Preliminar (PIP) contra os dois policiais militares. Segundo a publicação, o órgão esclareceu que ambos estão sujeitos a um processo ético-disciplinar em andamento, que não pode ser divulgado devido ao sigilo legal imposto às investigações.

Até o mês de abril deste ano, Sabrina e Vinícius eram listados como soldados de primeira classe no Portal da Transparência do Distrito Federal. Recebiam uma remuneração bruta de aproximadamente R$ 7.790,43.

Em contato com a Polícia Militar do DF, Vinícius enfatizou que apresentou sintomas na manhã do dia 30 de dezembro e que, durante a viagem, tomou todas as precauções necessárias relacionadas à Covid-19, como o uso de máscaras, álcool em gel e evitar locais fechados. A instituição acredita que existem indícios de condutas contrárias à disciplina exigida no contexto militar, bem como a autoria e materialidade de crime.

Segundo o relato de Sabrina, o casal decidiu viajar porque ambos estavam em licença médica e não poderiam comparecer a nenhum serviço da PMDF durante esse período, então optaram por não perder o dinheiro investido na viagem.

De acordo com o site Metrópoles, a defesa de Vinícius Sette alegou que ele está respondendo a um processo administrativo na corporação e que irá se manifestar apenas nos autos. Por outro lado, a defesa de Sabrina Santos não se pronunciou até o momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES