Promotora: Lindemberg Alves é mentiroso e manipulador

Júri entrou em seu quarto dia nesta quinta-feira.

4º dia do julgamento de Lindemberg Alves | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A promotora Daniela Hashimoto disse durante o debate deste quarto dia de julgamento de Lindemberg Alves, acusado de matar Eloá Pimentel em outubro de 2008, que o réu é ?mentiroso, manipulador e dissimulado?. Daniela falou por uma hora e meia na manhã desta quinta-feira (16) no Tribunal do Júri, no Fórum de Santo André, no ABC. A assistente da acusação dispensou os 30 minutos a que teria direito.

?É esse rapazinho, bonzinho, coitadinho, arrependido, que veio aqui pedir perdão, ele fez um pedido sincero em frente à mídia, mas ele é uma pessoa que simula e é dissimuladora?, disse a promotora em relação ao pedido de perdão feito por Lindemberg nesta quarta-feira (15) durante seu depoimento. ?Se fosse um pouco mais esperto ou orientado poderia ter dito que foi ao apartamento armado porque temia a reação dos pais de Eloá porque Eloá teria dito que apanhou dele [Lindemberg] dias antes?, completou.

Durante sua apresentação, Daniela manipulou o revólver calibre 32 usado pelo réu para manter Eloá refém. Foi dessa arma que partiu o tiro que matou a ex-namorada do motoboy. A promotora andou com o revólver pelo plenário e puxou o gatilho algumas vezes. ?Lindemberg atirou para matar, sim.?

Os trabalhos do Tribunal do Júri foram retomados por volta das 9h50. A defesa de Lindemberg começou a se pronunciar por volta das 12h. Há possibilidade de réplica e tréplica. Só depois, então, os jurados vão se reunir para decidir pela absolvição ou condenação. Passado esse ponto, a juíza vai ler a sentença e definir a pena dada ao réu.

Intenção de matar

Após distribuir cópias dos autos aos jurados - seis homens e uma mulher -, a promotora Daniela Hashimoto disse que Lindemberg já sabia o que iria fazer no apartamento onde manteve Eloá refém por mais de cem horas. "Coloquem-se no papel das vítimas", disse.

Segundo a promotora, uma prova de que o motoboy estava disposto a matar a ex-namorada foi dada quando ele libertou Victor e disse: ?Não olhe para trás porque essa porta não é de papel?, teria dito. Ele também teria dito às vítimas que manteve no cárcere, segundo ela, ?A PM só vai botar fé em mim se eu matar alguém.?

Para Daniela, o réu manipulou as vítimas e citou a síndrome de Estocolmo, quando a vítima desenvolve confiança por seu agressor ou sequestrador. Ainda segundo a promotora, Lindemberg fez disparos durante o sequestro. ?É só para vocês não acharem que eu sou bonzinho?.

Ela pediu a condenação de Lindemberg por todos os crimes que ele é acusado. Além do assassinato de Eloá, o motoboy responde por duas tentativas de homicídio contra Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá, e o sargento da Polícia Militar Atos Valeriano, assim como por cinco cárceres privados (dois com Nayara e o restante com relação à Eloá, Iago Vilera e Victor Campos) e quatro disparos de arma de fogo. Os crimes aconteceram há três anos, durante os dias 13 a 17 de outubro, em um apartamento em Santo André.

?Ele atirou na Nayara e manteve cárcere privado das vítimas. Prova disso é que chegou a colocar arma na cabeça dela?, afirmou a promotora. "Lindemberg finge ser um cidadãozinho, um coitadinho, um bobinho... Ele teve todas as garantias para se entregar e não o fez porque estava determinado a matar Eloá.?

Na quarta-feira, o terceiro dia de julgamento do caso Eloá terminou às 19h40. Lindemberg Alves, acusado de matar a garota, admitiu pela primeira vez durante o júri ter atirado nela dentro do apartamento em Santo André, no ABC, em 2008. Ele falou por mais de cinco horas, contando os intervalos determinados pela juíza Milena Dias. Foi a primeira vez que se pronunciou desde o crime.

Questionado se atirou em Nayara, Lindemberg disse não se lembrar do fato: "Não me recordo". "Quando fui ver, já estava sendo agredido pelos policiais. Foi tudo muito rápido. Não tinha intenção", disse nesta quarta. A promotora Daniela rebateu a afirmação nesta quinta. "A perícia comprovou que a Nayara foi atingida por um projétil de calibre 32. Só o Lindemberg tinha essa arma no dia dos fatos", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES