Caso João Rodrigues: Juiz determina soltura de irmãos envolvidos no crime

O juiz revogou a prisão dos irmãos, mas com medidas cautelares fixadas. Os demais acusados seguem presos.

yu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da Comarca de São Raimundo Nonato, determinou durante audiência de instrução realizada nesta sexta-feira (29), a soltura dos irmãos Precilla Ferreira Pereira Fernandes e Luiz Ferreira dos Santos Neto, suspeitos de envolvimento no assassinato de João Rodrigues Dias Neto, marido da secretária de Assistência Social e Trabalho do município.

O crime aconteceu no dia 13 de setembro deste ano, no centro da cidade, após a vítima ter ido buscar as filhas na escola. Ao todo, oito pessoas são acusadas de participação na execução, onde seis foram indiciadas por homicídio qualificado. Justiça determina soltura de irmãos envolvidos na morte de marido de secretária (Foto: Reprodução)

O juiz revogou a prisão dos irmãos, mas com medidas cautelares fixadas. Elas são:

1. Proibição de ausência desta comarca, por mais de 15 (quinze) dias, sem prévia autorização judicial; 

2. Proibição de contato, por qualquer meio, com os demais acusados, testemunhas e familiares da vítima; 

3. Obrigação de comparecimento a todos os atos do processo sempre que regularmente intimados. 

De acordo com a decisão obtida pelo Meionorte.com, o representante do Ministério Público se manifestou pela manutenção das prisões preventivas dos acusados Juniel Assis Paes Landim, Paulo Ferreira Pereira, Juliermes Braga Paz Landim e Luiz Ferreira dos Santos. Já em relação à Patrícia Ferreira Pereira e Precilia Ferreira Pereira Fernandes, o Ministério Público se manifestou pela revogação da prisão domiciliar a que estão submetidas. 

Quanto aos acusados Mauro Viana de Almeida e Roniglesias dos Santos Silva, o Ministério Público se manifestou pela substituição da prisão preventiva por medidas cautelares diversas da prisão, que não foram concedidas. Além disso, o magistrado requisitou a autoridade policial, no prazo de 15 dias, o resultado da quebra de sigilo de dados dos aparelhos celulares dos acusados e da vítima, apreendidos.

Motivações do crime

Segundo o delegado Marcelo Barreto, da Delegacia de São Raimundo Nonatoque presidiu as investigações, o assassinato foi motivado por vingança, após a morte do pai de alguns dos mandantes do crime em um acidente de trânsito em que João Rodrigues se envolveu, apontado por eles como um suposto culpado. 

Delegado Marcelo Barreto, que presidiu as investigações do crime (Foto: Rede Meio Norte)

“Foi um crime de mando. O executor foi contratado para cometer esse delito e a motivação seria essa vingança pelo dia 2 de junho do presente ano, o pai, o senhor pedro, teria falecido em um acidente automobilístico que nós concluímos na época no inquérito, sem indiciamento do João Rodrigues, atual vítima do homicídio e não houve uma concordância. Houve um inconformismo da família que não procurou os meios legais e impugnação para isso”, destacou o delegado. 

Os presos

Foram presas seis pessoas inicialmente: O autor dos disparos, Juniel de Assis Paes Landim; Juliermes Braga Paz Landim, que estava escondendo a arma utilizada no crime; Paulo Ferreira Pereira, mentor do assassinato, além de Patrícia Ferreira, irmã de Paulo, seu marido e um mototaxista, que teria levado o autor dos disparos ao local do crime em um veículo.

Dias depois foram presos mais três:  Patrícia Ferreira, irmã de Paulo, seu marido e um mototaxista, que teria levado o autor dos disparos ao local do crime em um veículo.

Paulo Ferreira Pereira foi o mentor do assassinato, segundo a Polícia Civil (Foto: Reprodução)

Relembre o caso

João Rodrigues Neto Dias foi assassinado a tiros na manhã do dia 13 de setembro, no centro do município de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. Ele era casado com a Secretária do Trabalho e Assistência Social da prefeitura da cidade, Valdenia Costa e filho da empresária Edna Rodrigues. 

O crime aconteceu enquanto João Rodrigues foi buscar suas filhas na escola. Ele havia acabado de pegar as meninas, quando uma pessoa teria se aproximado dele, mandou as duas descerem da garupa da motocicleta em que estavam e o alvejou a tiros. Em seguida, o suspeito fugiu em destino ignorado. Suas filhas presenciaram tudo.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES