Caso Malhães: caseiro negou que confessou a participação no crime

Pires negou ter confessado participação no crime como alega a polícia

Coronel Paulo Malhães foi encontrado morto no Rio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Convencidos de que a versão oficial dada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro sobre a morte do tenente-coronel Paulo Malhães, que confessou ter torturado presos políticos durante a ditadura militar, deixa falhas em sua investigação, o presidente da Comissão da Verdade do Estado do Rio, Wadih Damous e três senadores - Ana Rita (PT-ES), João Capiberibe (PSB-AP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) - foram nesta terça-feira à Delegacia Anti-Sequestro (DAS), no Leblon, zona sul do Rio, onde está preso o caseiro do sítio Rogério Pires. Segundo eles - que chegaram a ser impedidos de falar com o detento a princípio -, Pires negou ter confessado participação no crime como alega a polícia, e que sua abordagem pelos policiais na delegacia foi feita sem a presença de um advogado no dia da prisão. O caseiro, que diz ser analfabeto, ainda contou à comissão que reconheceu o irmão por uma tatuagem. E que durante o período em que os assaltantes ficaram na casa fizeram uma ligação para uma pessoa ir buscá-los.

A comissão composta por Damous e os três parlamentares se reuniram no início da tarde com o chefe da Polícia Civil, Pedro Medina, e os delegados do departamento de Homícidios da Baixada Fluminense, Marcos Castro e William Pena Junior. Eles ainda permanecem no local.

Segundo a Polícia Civil, o caseiro Rogério Pires confessou ter arquitetado o ataque ao sítio, com o objetivo de roubar armas. Malhães acabou morrendo no ataque, em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas. Informações preliminares da guia de sepultamento indicam que ele sofreu embolia pulmonar - o que pode indicar um infarto que teria ocorrido enquanto ele estava em poder do grupo que atacou o sítio.

- Viemos aqui saber qual a real participação do caseiro no caso - afirmou Damous, que ao deixar a delegacia confirmou que Pires continua sem advogado.

Oss três parlamentares integram a subcomissão de Memória, Verdade e Justiça da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Eles chegaram a ser barrados ao tentarem entrar na delegacia, e quando já davam entrevista criticando a postura da delegacia, foram convidados a entrar e falar com o detento.

O senador Randolfe Rodrigues lamentou que, embora o Senado tivesse avisado à Polícia Civil do Rio da visita, o delegado de plantão na DAS tenha se dito surpreendido pela visita.

Em reportagem de 16 de março deste ano, Malhães relatou ter desenterrado e mandado jogar no mar o corpo do então deputado Rubens Paiva. À Comissão da Verdade, disse que arrancava dedos, dentes e vísceras dos corpos dos militantes mortos para evitar a identificação deles. Os corpos eram jogados num rio.

No dia 24 de março, Malhães depôs à Comissão Nacional da Verdade (CNV) e negou ter desenterrado Paiva. Em entrevista publicada hoje no jornal ?O Dia?, a viúva de Malhães, Cristina Batista Malhães, disse que ele confidenciou a ela ter mentido à comissão: foi ele de fato o responsável por desenterrar Paiva e jogar seu corpo não no mar, mas num rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES