Cerca de 10 homens encapuzados participaram de ataque a banco em Valença

Ainda segundo o comandante, na fuga, os criminosos levaram cerca de três a quatro pessoas de reféns.

Ataque a banco | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de oito a dez homens participaram da ação criminosa que resultou em uma tentativa de explosão da agência bancária do Bradesco na cidade de Valença do Piauí (216km de Teresina). A informação foi confirmada ao meionorte.com pelo comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes.

“As informações preliminares é de que cerca de oito a dez indivíduos estariam tentando contra instituições financeiras, estariam encapuzados com fuzis, equipados com explosivos para fazer a frente ao roubo a banco. Como a Polícia Militar já tem o seu policiamento ostensivo, rotineiro, tanto diurno como noturno, estava fazendo rondas no local, pode chegar com brevidade e isso quebrou o planejamento dos assaltantes. Eles deixaram o local e foi frustrada a ação, não houve explosão, eles abandonaram muitos explosivos e materiais e empreenderam fuga em direção a cidade de Pimenteiras”, declarou.

Criminosos realizaram disparos para intimidar a ação da polícia - Foto: Reprodução

Ainda segundo o comandante, na fuga, os criminosos levaram cerca de três a quatro pessoas de reféns. “Na saída como proteção para eles porque sabem que a Polícia Militar não vai fazer uma investida mais dura, eles usaram um escudo humano, levando cerca de três a quatro reféns que logo em seguida foram liberados”, disse. 

“O BOPE chegou no local junto com a inteligência, fizeram contenção, o isolamento, recolheram o material abandonado para a perícia e neutralização. O plano de contingência da Polícia Militar da região foi acionado, que é o que deu a grande resposta com barreiras e blitz em toda a região nas cidades circunvizinhas. O estado do Ceará que faz limite também foi acionado e montaram barreiras no local”, explicou o coronel.

Scheiwann Lopes declarou ainda que os criminosos tomaram destino ignorado e não passaram por nenhuma barreira da Polícia Militar. “A gente conclui que eles podem estar em algum local daquela região, mas o que fica é que não houve ninguém ferido, o roubo não foi consumado, não houve explosão, nem detonação. A presença da polícia no local frustrou a ação deles e impediu a concretização do assalto, estamos agora em diligências para tentar identificar,  localizar e prender. O caso foi passado para a Polícia Civil que está investigando com apoio da inteligência, do BOPE e demais forças de segurança local”, finalizou. 

O coronel Jacks Galvão, diretor de Inteligência da Polícia Militar, explicou ao meionorte.com que as características do crime são semelhantes a do Novo Cangaço. “A gente considera Novo Cangaço, essas ações em que são usadas muita violência, normalmente eles entram nas cidades no horário da madrugada, onde a gente entende que o policiamento está de certa forma diminuído, mas nós temos intensificado isso, temos feito reforços do policiamento em todos os horários, em todos os 224 municípios e isso foi o que realmente possibilitou que essa resposta tenha sido dada de imediato. A presença dos policiais na rua e os bandidos não acharam ambiente favorável para concluir aquela ação. A gente pode dizer que nosso estado há mais de dois anos não tinha nenhuma ação dessa e que certamente eles devem ser de outro estado, as investigações vão esclarecer esse fato”, disse.  

Coronel Jacks Galvão, diretor de inteligência da Polícia Militar - Foto: Matheus Oliveira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES