Chefões do crime organizado e bandidos de alta periculosidade voltam a presídios do CE

Os seis delinqüentes - todos já condenados pela Justiça a penas pesadas

Chefões do crime organizado e bandidos de alta periculosidade voltam para presídios do CE | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a uma onda de assaltos a carros-fortes, ataques a clientes em ag?ncias banc?rias de Fortaleza e fugas misteriosas nas cadeias, mais um fato grave tornou-se motivo de preocupa??o para as autoridades da Seguran?a P?blica do Estado. Seis bandidos, considerados de alt?ssima periculosidade, a maioria envolvida em crimes de seq?estro, est?o de volta ao Cear? depois de 16 meses enclausurados na penitenci?ria federal de seguran?a m?xima de Mato Grosso do Sul.

Os seis delinq?entes - todos j? condenados pela Justi?a a penas pesadas - chegaram, ontem ? tarde, ? Fortaleza trazidos num jatinho da Pol?cia Federal. O desembarque aconteceu no ?velho? aeroporto Pinto Martins e foi cercado por um forte aparato policial. Cinco equipes do Grupo de A?es T?ticas Especiais (Gate), do Batalh?o de Pol?cia de Choque (BpChoque), e motopatrulhas do grupo Raio, fizeram a escolta dos criminosos, apoiados por um helic?ptero da Ciopaer.

Encabe?a a lista o assaltante de bancos, seq?estrador e latrocida Francisco Fabiano da Silva Aquino, o ?Fabinho da Pavuna?, que, na tarde de 14 de dezembro de 2005, foi resgatado por sua quadrilha das m?os de agentes penitenci?rios e PMs, em Maracana?.

Criminosos

Os outros cinco homens s?o considerados t?o periculosos quanto ?Fabinho da Pavuna?. S?o eles: Francisco Pedro Barreto de Freitas, o ?V?io de Chico Peba? (seq?estrador e ladr?o de cargas); Pablo Feitosa de Menezes, o ?Pablito? (assaltante de bancos, carros-fortes e seq?estrador); Lu?s Miguel Melit?o (portugu?s que comandou o assassinato de seis compatriotas, em 2001, na Praia do Futuro), Humberto Lopes Santana J?nior (envolvido no seq?estro do filho do dono de uma empresa de seguran?a, em setembro de 2006) e o pernambucano Jos? Carlos de Lima (envolvido no seq?estro de um empres?rio, no Rio Grande do Norte).

O desembarque dos seis bandidos ocorreu por volta das 13h30. Do aeroporto eles foram levados direto ao Instituto M?dico Legal (IML), onde foram submetidos a exame de corpo de delito. Em seguida, o comboio de viaturas e motos da Pol?cia, sob o comando do capit?o PM Cavalcante, do Gate, seguiu para quatro pontos diferentes da Grande Fortaleza. A primeira parada foi na Casa de Priva??o Provis?ria da Liberdade (CPPL) de Caucaia, onde ali foi deixado o portugu?s Lu?s Melit?o. Na CPPL de Itaitinga ficou encarcerado o seq?estrador ?V?io de Chico Peba?. No IPPOO II, tamb?m em Itaitinga, desembarcou o assaltante Pablo Feitosa, o ?Pablito?.

J? quase no fim da tarde, a escolta do Gate chegou ao Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, onde foram deixados os presos ?Fabinho da Pavuna?, Humberto Santana e Jos? Carlos Lima. O Di?rio do Nordeste cobriu, com exclusividade, a opera??o montada, sob sigilo, pelas autoridades da Seguran?a P?blica e da Secretaria da Justi?a e Cidadania (Sejus).

Segundo o coronel PM Taumaturgo Granjeiro, da Sejus, os detentos foram enviados para a penitenci?ria do Mato Grosso do Sul para l? permanecerem por um ano. Contudo, o prazo foi prorrogado e eles ficaram ali por mais quatro meses.

Taumaturgo informou que o recambiamento de presos do Cear? para aquela unidade federal de seguran?a m?xima (onde foram mantidos bandidos como ?Fernandinho Beira-Mar?) ocorre atrav?s de entendimento entre a Sejus, a SSPDS e o Conselho Penitenci?rio Nacional (Copen), ?rg?o do Minist?rio da Justi?a. levados para o MS em 2007.

Naquela penitenci?ria permanecem presos outros dois bandidos cearenses, os assaltantes Ant?nio Jussivan Alves dos Santos, o ?Alem?o?; e Rog?rio Machado de Morais, o ?Boc?o?, ambos condenados pela Justi?a Federal pelo furto milion?rio no Banco Central.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES