Com médicos plantonistas atrasados há 4 meses, HPM será assumida por faculdades privadas

Médicos salários atrasados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

COM M?DICOS PLANTONISTAS COM SAL?RIO ATRASADOS H? 3 MESES, FALTA DE EQUIPAMENTOS E APARTAMENTOS SUCATEADOS, HOSPITAL DA POL?CIA MILITAR SER? REPASSADO PARA FACULDADES PARTICULARES

Com apartamentos sucateados, sal?rios dos m?dicos plantonistas atrasados desde novembro do ano passado e na noite de anteontem os m?dicos n?o conseguiram um term?metro, o Hospital da Pol?cia Militar (HPM), no bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina, vai passar a ser controlado por faculdades particulares. Os contratos de conv?nio da Pol?cia Militar, Governo do Estado e faculdade Novafapi, que vai assumir o ambulat?rio com v?rias especialidades e o internado de seus alunos do Medicina, Fisioterapia e Nutri??o.

O diretor-geral do Hospital da Pol?cia Militar, m?dico e tenente-coronel Francisco Jos? Lima, informou que a busca de parceria tamb?m permite que tamb?m assumam o atendimento na institui??o as faculdades Facid, Aespi e Santo Agostinho.

O Governo do Estado j? tinha tentado abrir os hospitais p?blicos, como o Hospital Get?lio Vargas, para que o atendimento m?dico fosse feito por m?dicos, enfermeiros e estudantes das faculdades particulares, mas encontrou a rea??o dos estudantes dos cursos de Medicina da Universidade Estadual do Piau? (Uespi) e Universidade Federal do Piau? (Ufpi).

Francisco Jos? Lima confirmou que os sal?rios dos m?dicos plantonistas est?o atrasados n?o por uma quest?o de falta recursos, que est?o dispon?vel, mas por quest?o burocr?tica j? que quando foi encerrado as despesas do Or?amento Geral do Estado n?o foram previstos esses pagamentos.

?Mas j? est? tudo resolvido e a Secretaria Estadual de Fazenda j? est? dando a autoriza??o do pagamento?, declarou o diretor Francisco Jos? Lima.

? Sou m?dico, funcion?rio do Hospital da Pol?cia h? 17 anos e e posso testemunhar a situa??o de pen?ria em que se encontra o HPM h? v?rios anos tomem alguma provid?ncia, visto que no momento quem est? na UTI ? o pr?prio hospital, onde tudo falta, desde um aparelho de press?o arterial e estetosc?pio no consult?rio de urg?ncia, telefone h? quatro meses sem funcionar, elevador quebrado, enfermarias e apartamentos sucateados, aparelho de ultra-som ultrapassado, car?ncia de alimentos para pacientes e funcion?rios (como, por exemplo, at? o fornecimento de p?o foi suspenso)?,diz o m?dico Ant?nio Jos?.

Segundo ele, no Centro Cir?rgico, onde n?o h? cirurgia por falta de anestesistas, sal?rios dos m?dicos plantonistas atrasados, produtividade no valor de R$ 30 mensal, que era paga para o pessoal de enfermagem atrasado.

?Al?m disso, apesar de ser um hospital p?blico h? mais de um m?s n?o se interna paciente pelo SUS (Sistema ?nico de Sa?de) para tratamento cl?nico, quando sabemos da car?ncia de leitos hospitalares em hospitais da rede p?blica?, declarou Ant?nio Jos?.

PORTARIA RESTRINGE TRATAMENTO CL?NICO APENAS PARA MILITARES E SEUS DEPENDENTES

O que o m?dico Ant?nio Jos? fala est? registrado em uma portaria da dire??o afixada em um vidro da recep??o do Hospital da Pol?cia Militar.

A portaria diz que apenas os militares e seus dependentes podem receber tratamento cl?nico.

?N?s temos 13 enfermarias, com tr?s leitos cada, para cirurgias. Temos enfermaria para cl?nica?, informou Kelma Karine.O diretor Francisco Jos? Lima disse que o HPM realiza de 300 a 400 cirurgias. Ele compara que o Hospital Get?lio Vargas realiza 1,2 mil cirurgias por m?s.

Por ser militar, o HPM recebe recursos do Fundo de Sa?de dos Militares, al?m de verbas do SUS, IAPEP (Instituto de Assist?ncia e Previd?ncia Social) e do plano de sa?de PLAMTA e do Plano Econ?mico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES