Conselho quer que polícia investigue vídeos sobre violência do YouTube

Conselho quer que polícia investigue vídeos sobre violência do YouTube

Conselho quer que polícia investigue vídeos sobre violência do YouTube | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe/SP) vai pedir ao Departamento de Investiga?es sobre Crime Organizado (Deic) que investigue os v?deos que incentivam a viol?ncia e fazem apologia ao crime em toda a internet, principalmente no site YouTube. O Condepe quer que a pol?cia analise tamb?m as comunidades do Orkut.

De acordo com Ariel de Castro Alves, secret?rio geral do conselho, a inten??o do ?rg?o ? que a pol?cia investigue os autores desses v?deos e dessas comunidades para identificar os respons?veis e poder tirar esses v?deos do ar.

O pedido oficial da investiga??o ser? feito diretamente ao Secret?rio da Seguran?a P?blica de S?o Paulo, Ronaldo Mazarg?o, em audi?ncia marcada para a tarde da pr?xima quinta-feira, segundo informou Alves. A SSP confirma que a reuni?o est? marcada.

O que motivou a a??o foi a grande quantidade de v?deos e comunidades na internet que incentivam a viol?ncia tanto entre civis como por parte dos policiais. Um v?deo no YouTube, por exemplo, intitulado Rota ? Chumbo Quente, enaltece o fato de a corpora??o matar suspeitos em supostos confrontos.

O v?deo tem fotos de carros do grupo e policiais com armas em punho. Um trecho do funk, tema das imagens, diz ?sai da frente l? vem eles minha gente, agora o chumbo ? quente eles t?m toda raz?o. N?o fique a? se n?o quiser virar defunto, ir para a cidade dos presuntos dentro de um lindo caix?o?.

As imagens s?o intercaladas por frases que apresentam o v?deo como uma homenagem ? Rota, ?a tropa de elite paulista?, diz o texto. Em outro momento, l?-se a seguinte frase ?se correr a Rota pega, se ficar a bala come?. Na avalia??o de Alves, o v?deo ? uma apologia ao crime. ?? uma apologia defender uma pol?cia violenta que pratica crimes?, afirmou.

O material foi colocado no site h? sete meses e o respons?vel pela postagem se identifica como um rapaz brasileiro de 19 anos. O v?deo, no entanto, cita o link de uma comunidade do Orkut, chamada Rota, na qual os 5.795 participantes comentam as a?es do grupo elogiando a morte de supostos suspeitos. Um dos coment?rios diz ?a Rota n?o executa, apenas recicla a vida dos meliantes para que seus restos alimentem as plantas?. Outro fala ?que chore a m?e do bandido?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES