Coronel Scheiwann Lopes assume comando da PM-PI: “É uma missão contínua”

O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Teresina, e contou com a presença da governadora Regina Sousa, além de autoridades civis e militares.

comandante | reproducão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4), a Polícia Militar do Estado do Piauí (PMPI), realizou a transmissão do comando geral da instituição. O coronel Lindomar Castilho entregou oficialmente o comando ao coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva.

O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Teresina, e contou com a presença da governadora Regina Sousa, além de autoridades civis e militares. Seguindo a tradição militar, a passagem de comando teve apresentação da tropa à governadora, honras militares e desfiles de diversas unidades da PM.

Coronel Lindomar Castilho (à esquerda) e Coronel Scheiwann Lopes (à direita) durante tranferência do comando (Foto: Raissa Morais)

É uma missão contínua. Vamos trabalhar a questão da tecnologia e inteligência aliada ao trabalho científico e queremos aproximar cada vez mais a Polícia Militar da comunidade. Vamos intensificar a missão constitucional da gente, como o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo”, disse Scheiwann Lopes ao assumir o cargo. Ele indicou o incremento de novos efetivos e equipamentos tecnológicos como principais mudanças no plano de ações do Comando.

Segundo o coronel Scheiwann Lopes, o motopoliciamento, já em operação no Piauí, será otimizado com a chegada de mais de 300 veículos até o final do mês de maio. Na terça-feira (5) será realizada uma reunião para definir um plano de comando para os próximos nove meses. Na ocasião, também ocorre a divisão de funções e atualização da nomeação de cargos.

Governadora Regina Sousa participou da cerimônia (Foto: Raissa Morais)

Após condencorar o serviço prestado pelo ex-comandante, a governadora Regina Sousa mencionou que o trabalho da direção da corporação deve ter alterações pontuais, como a introdução do motopoliciamento e a modalidade de policiamento preventivo através de bicicletas, uma iniciativa que busca permitir maior interação entre população e agentes da segurança.

“A gente vai ter o motopoliciamento, que era algo muito solicitado pela população. As pessoas vão se sentir mais protegidas e, não desmerecendo o trabalho do Coronel Lindomar Castilho, vamos aprimorar todo o trabalho desenvolvido por quase dois mandatos”, comentou.

O tom de gratidão marcou o discurso do ex-comandante. Ele aproveitou a ocasião para falar sobre a relevância da corporação frente à segurança pública. “Não se faz nada sem a Polícia Militar, ela está presente em todas as trincheiras e sou um defensor da classe. Gostaria de agradecer a confiança que o ex-governador Wellington Dias e o modo respeitoso e decente que sempre tratou a polícia”, disse.

Sobre o destino da sua carreira militar, o coronel disse que pretende descansar, mas também está disponível para novas propostas. “Pendurei as chuteiras, me despeço hoje da Polícia Militar e vou aproveitar o tempo com a minha família. Caso precisem de mim, como apoio operacional, estarei disponível, sou muito grato”, destacou o Coronel Lindomar Castilho.

Em seu discurso de despedida, o ex-comandante lamentou as mortes provocadas pela pandemia da Covid-19 e falou sobre o sentimento de orgulho da atuação da polícia no cumprimento de ações sanitárias e em defesa da segurança da população.

Scheiwann Lopes

Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva é natural de Teresina-PI e tem 48 anos idade. O Coronel ingressou na Polícia Militar do Piauí em 1994.

Como função, trabalhou nos Batalhões das cidades de Picos, Floriano, Parnaíba e em outros da capital, exercendo diversas atividades e atribuições militares, bem como civis, como a de Delegado Especial, também no interior do Estado. Sua recente função foi a de Diretor de Unidade de Assistência Militar da Vice-governadora do Estado do Piauí – (jan 2019 a março 2022).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES