Criança é mordida por raposa, contrai raiva e morre. Família culpa médicos

Criança tinha dois anos e estava internada. Médicos que atenderam o menino foram afastados após família culpar médicos por negligência

Caso de raiva humana foi registrada no Povoado de Santa Rita, no Maranhão | Governo do Maranhão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma criança morreu nesta quarta-feira (3). Ela tinha apenas dois anos e contraiu o vírus da raiva no Povoado de Santa Rita Chapadinha, em Chapadinha, que fica a 250 km da capital maranhense. A informação foi divulgada pelo Hospital Universitário da UFMA, em São Luís. O menino estava internado há quase um mês.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que o caso foi confirmado em laboratório, no dia 6 de outubro, mas já havia sido comunicado no dia 22 de setembro.

A família da criança diz que houve negligência por parte dos médicos durante o atendimento pois eles não aplicaram a vacina contra a raiva no paciente, assim que tiveram o diagnóstico. Por causa disso, segundo a Secretária de Saúde de Chapadinha, os médicos foram afastados.

O avô da criança, Zacarias Vale, ficou frente a frente com a raposa que teria mordido o bisneto. "Eu a vi querendo saltar em mim, nunca tinha visto uma, vi de perto para contar a verdade”, disse.

Moradores da região de Chapadinha onde houve caso de raiva humana - Divulgação/Governo do Maranhão 

Raiva: o que é, transmissão, sintomas, diagnóstico e prevenção

Além do registro de raposas, a região também está infestada de morcegos, que sugam os sangues dos animais e assombram os moradores à noite, dentro de casa, moradas cobertas de palha e quase sempre sem portas e janelas.

Esse é o primeiro caso da doença registrado após oito anos no Maranhão.  Em outubro, autoridades de saúde da região anunciaram a vacinação contra a raiva em todas as pessoas do povoado, além do treinamento para todos os agentes comunitários de saúde em Chapadinha; treinamento para os médicos e enfermeiros sobre o diagnóstico da raiva; e protocolos de atendimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES