Teresina é a quarta capital em crescente uso de drogas

“A polícia trabalha muito contra o tráfico, mas isso não é mais só um caso de polícia”, disse Miranda Neto

Miranda Neto | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antigo coordenador da ONG Grupo de Apoio à Vida (GAV), Miranda Neto, informou que, de cada 10 ocorrências policiais no estado, 7 delas envolvem menores e o tráfico e uso de drogas. "Você pode perguntar ao comando da Polícia Militar, as ocorrências tem aumentado de janeiro pra cá, só com menores", disse.

Miranda Neto ainda informou que Teresina é a quarta capital do país em crescimento do uso de drogas. "A polícia trabalha muito contra o tráfico, mas isso não é mais só um caso de polícia", disse. Ele apoia a criação de projetos sociais voltados para a prevenção do contato de jovens com o mundo das drogas, educacionais e voltados para o esporte.

"A prevenção é muito simples de se fazer", disse Miranda Neto. Ele falou uma frase que, segundo ele foi dita por Flávio Couto, outro especialista no assunto: "O que sai mais caro, construir um presídio ou comprar uma bola?". Miranda chamou a atenção para inúmeras comunidades terapêuticas, como a Vila da Paz, que tem trabalhos com resultados positivos na luta contra o vício em entorpecentes. "Por que o poder público não se interessa em fazer algo nesse sentido?" questionou. Para ele, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas ainda não mostrou a que veio.

Outra pessoa engajada nessa causa é o Júnior do MP3 (Movimento pela Paz na Periferia), que já coordenou vários outros projetos sociais, como o Cineperiferia, um cinema intinerante que exibe filmes ao ar livre, nos subúrbios e áreas rurais de Teresina. O projeto recebeu prêmios internacionais, e foi pauta de reportagem feita pela BBC Brasil. Infelizmente, o Cineperiferia foi fechado. "Ficamos dois anos sem recursos, que nos eram de direito, de um convênio com o Estado. Mas foram protelando, protelando...".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES