J.Guerra analisa omissão sobre bebê abusado em THE

É um inquérito bastante amplo que não se limita apenas à criança de 2 meses

Eu estava lá como Conselho Tutelar e não como cidadão, disse Djan Moreira | Reprodução Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada da última segunda-feira, 10, a criança de dois meses que foi estuprada no bairro Satélite foi a causa de muita dor de cabeça para o Conselho Tutelar, que levou 15 horas para registrar o Boletim de Ocorrência. Os exames comprovaram a ruptura total do hímen e o bebê sangrou muito, entrando em cena os conselheiros tutelares.

Após garantir a internação da criança no hospital do Satélite, o conselheiro Djan Moreira inicialmente procurou a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para pedir o registro de um exame para comprovar se houve ou não o estupro. A busca foi frustrada, pois não havia delegados no setor, e o procedimento foi autorizado por agentes.

?Eu estive na Delegacia e não tinha a delegada. Os agentes foram atenciosos e, no primeiro momento, foi resolvido o problema?, disse ele. No segundo instante se deu com a constatação da dimensão da gravidade da violência que o bebê sofreu. No retorno à DPCA para registrar o Boletim de Ocorrência, Djan Moreira não teve sucesso, pois ainda não tinha delegados.

Depois das tentativas frustradas, o conselheiro levou o pai da criança, considerado um dos suspeitos do estupro, e fez as oitivas no lugar da polícia. Ao chegar na Central de Flagrantes, o conselheiro afirma que foi maltratado por um dos delegados. ?Fui, acompanhado pela polícia, levando o possível suspeito até a Central de Flagrantes, foi quando começou o empurra-empurra. Nós não queríamos prender um inocente! A criança estava comigo! Queríamos, pelo menos, a oitiva! O delegado foi muito insensível; o diálogo institucional é muito prejudicado desta forma?, disse o conselheiro.

Ao todo foram 15 horas para registro do Boletim de Ocorrência para que as investigações tivessem início e para que as testemunhas fossem ouvidas, 15 de muita burocracia.

O delegado geral James Guerra falou sobre o caso e considerou delicada a situação, pois uma situação nova surge sobre o caso. ?É um caso bem particular. A mãe da criança tem 13 anos. Ela também é protegida pela Legislação Penal. Na força da legislação, quem tem abaixo de 13 anos é também vítima de estupro. Em certo contexto, ela também foi vítima de alguém maior de idade.

James Guerra afirma que será analisado se houve negligência da mãe ao permitir a outras pessoas o acesso ao ambiente. ?Esse caso não é simples como aparece! Os exames foram feitos e o inquérito está instaurado. O caso não é tão simples. É um inquérito bastante amplo que não se limita apenas à criança de 2 meses, mas também à mãe da criança por ser menor. Vamos analisar o envolvimento da mãe e das pessoas que cercam aquela família. Vamos procurar saber se não houve negligência para que alguém tenha acessado o ambiente, até porque uma criança de dois meses não se locomove?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES