Detenta publica fotos em sua rede social de dentro de cadeia e escreve: “Vamos curtir na pista”; fotos

Em postagens, presa pede desculpa a Deus e posa com outras detentas

Em publicação, detenta disse que ia "curtir muito na pista" com outra presa | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma detenta da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, situada no Centro de Manaus, postou no Facebook várias fotos do dia a dia no presídio. As imagens das presas foram registradas entre os meses de junho e julho, e enviadas para a rede social via celular de dentro da cadeia. As fotos foram postadas no perfil de uma mulher que atualmente permanece presa na Cadeia Pública, como confirmou a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus).

Uma série de fotos vem sendo postada pela interna. Nas imagens, ela mostra o cotidiano na cadeia e aparece posando ao lado de outras detentas. "Vamos curtir mt nas pista parceirinha kkk bjks a todos (sic)", postou a detenta em uma das fotos que aparece ao lado de outra interna. Em outra publicação, a presa exibe as unhas recém-pintadas e diz "olha ai ju arrazou agora amei minhas unhas pr isso postei p vcs verem q apesar de ta aki temos a nossa propria manicure (sic)".

No dia 5 de junho, também através de um celular, a presa voltou a postar na rede social de dentro da cadeia: "obrigada senhor por tudo perdoa meus erros e abecoa minha familia e o meu amor boa madrugada a todos (sic)", trazia a postagem.

A última atualização do perfil da interna ocorreu por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (8), quando a detenta comentou em uma das próprias publicações no Facebook.

Por meio da assessoria de comunicação, a Sejus afirmou que será instaurado um conselho disciplinar para apurar a situação e, se condenadas, as detentas poderão pegar punição de até 30 dias no isolamento por cometimento de falta grave. A Sejus informou ainda, que a partir do mês de agosto, o sistema de bloqueadores de celulares deverá estar funcionando em todo o complexo da Raimundo Vidal Pessoa, "objetivando qualquer possibilidade de uso de celulares pela população carcerária, paralelo a essa medida o enrijecimento das regras e das normas internas, bem como as revista minuciosas dos familiares das detentas será mantido".

Crise no sistema penitenciário

Em 2012 e no primeiro semestre deste ano, as unidades prisionais amazonenses registraram vários casos de fugas. Dentre eles, 42 presos fugiram do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) por um túnel.

No dia 2 de março, 42 presos fugiram do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) por um túnel. No mesmo mês, oito detentas fugiram da ala feminina da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. As presas escalaram a muralha da unidade com a ajuda de uma corda artesanal, conhecida como "Tereza".

Dias após a fuga, dois presos morreram em menos de 24h na mesma cela da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. As mortes ocorreram na noite do dia 19 e madrugada do dia 20 de março.

As falhas desencadearam uma crise no sistema prisional do estado e depois da fuga em massa, o governador Omar Aziz anunciou a exoneração do então secretário Estado de Justiça, Márcio Meirelles. Ele estava no cargo desde o dia 13 de maio de 2012. O delegado da Polícia Federal Wesley Aguiar assumiu o cargo no dia 7 de junho deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES