Dilma Rousseff sanciona Estatuto da Juventude, que limita a 40% meia-entrada para estudantes

Dilma sancionou sem vetos o trecho que trata da meia-entrada.

Presidente Dilma | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (5), em solenidade no Palácio do Planalto, o Estatuto da Juventude, definido pelo governo como uma declaração de direitos da população jovem.

O projeto, aprovado no Congresso no mês passado após nove anos de tramitação, trata de pontos polêmicos, como o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e meia-passagem em transporte para jovens entre 15 e 29 anos --este último trecho foi vetado.

Dilma sancionou sem vetos o trecho que trata da meia-entrada. Reivindicação da classe artística, a cota de 40% dos ingressos de eventos artístico-culturais e esportivos reservada para os estudantes é defendida como alternativa aos altos preços de ingressos praticados para, segundo promotores culturais, custear o benefício.

A partir de agora, caberá ao Executivo regulamentar a lei. Definições como quem será responsável pela fiscalização da concessão da meia-entrada e da expedição de carteirinhas, por exemplo, serão feitas nos próximos seis meses.

Hoje, não há legislação que estabeleça um teto para sua concessão. No Brasil, idosos e estudantes têm direito à meia-entrada por lei federal. Outros descontos são oferecidos em leis municipais e estaduais, e, em geral, contemplam menores, professores, deficientes físicos, doadores regulares de sangue.

Até a semana passada, havia resistência dentro do Palácio do Planalto para a sanção integral desse trecho do projeto. Alas do movimento estudantil acreditavam que limitar a meia-entrada significaria redução de direitos. Na solenidade desta segunda, estudantes levaram uma faixa em que pediam o veto a esse trecho da lei.

O texto também deverá manter a expedição das carteirinhas que dão meia-entrada centralizadas na UNE (União Nacional dos Estudantes), feudo político do aliado PC do B. A reboque das manifestações dos últimos meses, assessores do Planalto definem como improvável mais um veto a algo de interesse do movimento estudantil.

MEIA-PASSAGEM

A Folha já havia mostrado que o outro ponto polêmico do estatuto, o direito à meia-passagem, não passaria pelo crivo presidencial. Dilma apenas sancionou trecho que concedia meia-passagem a jovens de baixa-renda --algo já na prática instituído nacionalmente.

O texto aprovado na Câmara trazia dois artigos que tratam do benefício. O ponto central, no entanto, era o que defendia que a meia-tarifa fosse bancada por "recursos orçamentários específicos extratarifários", isto é, que o governo ampliasse subsídios, sem que o aumento fosse repassado para o usuário dos transportes.

Isso esbarra em diretriz da própria presidente, que tem dito que não deve destinar mais subsídios ao setor do transporte para esse fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES