Elize acionou PM e relatou “ameaça” de marido antes do crime

Em ligação, ela pergunta a policial se pode mudar fechadura do imóvel.

Elize. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Elize Araújo Kitano Matsunaga, ré confessa do assassinato do marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, telefonou 25 dias antes da data do crime à Polícia Militar para denunciar a vítima por "ameaça".

A bacharel em direito está presa preventivamente até seu eventual julgamento. Ela confessou ter atirado e esquartejado o diretor da Yoki, com o qual foi casada e tem uma filha de pouco mais de um ano, no dia 19 de maio, no apartamento do casal, na Zona Oeste de São Paulo.

De acordo com depoimentos de Elize, o crime ocorrido em maio foi passional, cometido "sob forte emoção" após ela ter sido "injustamente provocada pela vítima". À Polícia Civil, havia dito que a vida conjugal não era "harmônica" e pensava em se separar. Alegou ainda que respondeu a uma agressão de Marcos após discussão sobre a descoberta da traição dele.

Na versão da acusada, o homem a xingou, ameaçou tirar a guarda da criança dela, e matá-la caso fugisse com a menina. Pela primeira vez no relacionamento, ele deu um tapa no seu rosto. Em seguida, a bacharel atirou na cabeça do executivo da empresa alimentícia, cortou seu corpo, o colocou em sacos e os espalhou na Grande São Paulo.

Durante a gravação feita em abril pela central 190 da PM, Elize não diz ao atendente qual foi o tipo de ameaça que Marcos teria lhe feito. No áudio é possível ouvir, no entanto, ela falar ao policial militar que Marcos saiu de casa.

Ela pergunta também se pode aproveitar a ausência dele para trocar a fechadura da porta do imóvel onde moram.

A defesa da ré afirma que a gravação feita pela PM reforça a tese de sua cliente de que ela já vinha sendo ameaçada pelo marido antes mesmo do crime. Segundo o advogado Luciano Santoro, Elize lhe contou que Marcos havia dito em abril: "vou acabar com sua vida", após uma discussão.

O Ministério Público sustenta no processo que o assassinato do empresário foi premeditado e que o motivo do crime foi financeiro. A acusada estaria interessada no dinheiro da vítima. A reportagem não conseguiu localizar o promotor José Carlos Cosenzo para comentar o assunto.

Para interlocutores ligados à Promotoria, o áudio do serviço de emergência mostra que Elize estava procurando um álibi para planejar o homicídio do marido.

"Eu não sei se eu teria que ligar na emergência, mas é assim: meu marido me ameaçou, saiu de casa. E eu queria perguntar se eu posso trocar a fechadura", diz Elize ao atendente da PM, que em seguida registra a ocorrência e envia viaturas ao local.

Mas ao chegarem lá, a bacharel em direito já havia saído do imóvel com a filha, de pouco mais de um ano de vida, e a babá Mauricéia José Gonçalves dos Santos.

As três haviam ido se refugiar em um hotel em São Paulo. De lá, Elize seguiu depois com a criança e a funcionária para a Bahia e, posteriormente, para o Paraná, onde mora sua família.

Nesse período, Elize cogitou o divórcio e para isso procurou uma advogada para se separar, pois desconfiava da infidelidade do marido, conforme documentos obtidos pela reportagem. Foi a especialista, que acabou não sendo contratada, quem sugeriu à mulher contratar um detetive para flagrar a relação extraconjugal que ele estava mantendo com uma garota de programa, atividade que Elize também havia exercido quando conheceu Marcos. Nesse período, que antecedeu o crime, Marcos tentou reconquistar Elize.

Presa preventivamente em Tremembé, no interior de SP, Elize deverá comparecer nesta terça-feira (11) ao Fórum da Barra Funda, onde terá seguimento a audiência de instrução do caso Matsunaga para saber se a acusada será levada a julgamento pelo crime. Caso seja interrogada pela Justiça, a ré irá confirmar a versão de que estava sendo ameaçada por Marcos e que o crime foi passional.

"O áudio da PM mostra claramente que Elize telefonou para o 190 para pedir ajuda porque temia a ameaça de Marcos", disse Luciano Santoro, defensor da acusada. O interrogatório de Elize está condicionado, porém, aos depoimentos de Mauricéia e de Nathalia Vila Real Lima, amante de Marcos.

Elize completou 31 anos neste mês na prisão. Ela não vê a filha desde 5 de junho, quando foi detida. Apesar de não ter perdido a guarda da criança, não pode ver a menina ainda na cadeia. A Justiça concedeu aos avós paternos a guarda provisória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES