Durante depoimento, segurança diz que matou e esquartejou jovem de 19 anos após levar bofetada

A polícia investiga a participação dele em outro crime, em circunstâncias semelhantes

Mara Tayana Decker, 19, foi encontrada esquartejada em Joinville (SC) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia de Santa Catarina divulgou na terça-feira (6) trechos do depoimento do segurança Leandro Emilio Silva Soares, 26, suspeito do assassinato e esquartejamento da universitária Mara Tayana Decker, 19, crime descoberto sábado (3), em Joinville (192 km de Florianópolis).

Segundo o delegado Paulo Reis, Soares confessou tê-la matado por asfixia com uma gravata, no momento em que os dois entravam na casa dele no bairro Guanabara, minutos depois de chegarem ao local, na quinta (1º). O suspeito disse ao delegado que a matou em legítima defesa, reação a uma bofetada que teria recebido dela.

A polícia investiga a participação dele em outro crime, em circunstâncias semelhantes, ocorrido na cidade em 2010. O acusado não pode falar com jornalistas e não tem advogado.

Mara Tayane desapareceu por volta das 3h da quinta (1º) ao sair de um bar no centro da cidade. A polícia divulgou um vídeo do bar que mostra o momento em que os dois saem do bar.

Soares, um homem forte e alto (1m82), sai às 3h13m. Dois minutos depois Mara aparece, com passos lentos, carregando uma garrafa de bebida. Ela se abaixa e por alguns segundos procura por algum objeto no chão e também sai.

Taxista

Na reconstituição das últimas horas dela, a polícia ouviu o taxista que recolheu os dois do lado de fora e os levou do bar à casa do suspeito, onde ela seria encontrada morta no sábado (3). A polícia chegou ao local depois que a mãe de Soares denunciou o crime à polícia.

O taxista disse que Mara não parecia coagida. Segundo ele, a moça entrou no carro após o homem e sentou-se no banco de trás. O segurança ficou no banco dianteiro.

O primo de Mara Tayana disse durante o enterro, no domingo (4), que ela e o suspeito não se conheciam.

Em seu depoimento divulgado pela polícia, Soares disse que Mara o seguiu até o carro e que ele a teria puxado para dentro pelos cabelos. Por essa divergência com o testemunho do taxista, o delegado disse que "a versão de Soares do crime é fantasiosa".

Soares teria dito no depoimento que Mara era amiga de sua ex-mulher e que os dois se conheceram há um mês. Soares ainda disse à polícia que Mara tomara o lado da mulher dele na separação e implicava com ele, inclusive na noite do desaparecimento. A implicância teria sido o motivo da alegada bofetada no rosto.

Soares responde a três processos por violência contra mulheres.

A polícia ouviu também a ex-mulher e uma ex-namorada dele. As duas contaram histórias semelhantes de ameaças de violência. Elas contaram que ele fantasiava matar e esquartejar mulheres, dizendo que esconderia seus corpos em malas.

Perícia

O delegado Paulo Reis ainda aguarda laudo do Instituto de Perícias de Santa Catarina para saber se Mara foi estuprada. A perícia preliminar indicou que ela foi morta por asfixia.

Falta determinar a hora exata da morte. Os peritos querem apurar se ela morreu na quinta-feira, como Soares diz, ou na manhã de sábado, quanto então já estaria em cativeiro por 48 horas.

Reis disse que Soares pode ter interrompido o esquartejamento (Mara foi encontrada sem os braços e uma perna) porque soube que sua própria mãe o havia denunciado à polícia. Ele teria deixado a casa às pressas, sem ter tempo de esconder o cadáver.

Soares está numa cela isolada no Presídio Regional de Joinville à disposição da Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES