Empresário Thiago Brennand é preso nos Emirados Árabes Unidos

Brennand teve o pedido de extradição aprovado pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos no último sábado (15).

Thiago Brennand é preso nos Emirados Árabes Unidos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Thiago Brennand, empresário acusado de estupro, agressão, cárcere privado e ameaça, foi detido nos Emirados Árabes Unidos, conforme confirmado pela Polícia Federal a fontes da TV Globo. A Polícia Federal deve enviar nesta terça (18) quatro policiais ao país para trazê-lo ao Brasil.

Brennand teve o pedido de extradição aprovado pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos no último sábado (15). O empresário possui cinco mandados de prisão preventiva em território brasileiro por acusações de agressão a uma modelo, sequestro, tatuagem forçada, estupro de uma segunda mulher, além de estupros de uma jovem e de uma miss.

De acordo com fontes da Polícia Federal e um delegado-chefe da Interpol que acompanha o processo, os próximos passos para a extradição de Brennand envolvem a formalização do pedido de extradição pelas autoridades brasileiras, que deve ser enviado ao Ministério da Justiça e, em seguida, para o Ministério das Relações Exteriores. Após análise e autorização dos órgãos governamentais brasileiros, o pedido será enviado aos Emirados Árabes Unidos, onde será analisado pelas autoridades locais. Em caso de aprovação, a extradição será realizada.

Leia Mais

Empresário Thiago Brennand foi preso nos Emirados Árabes Unidos - Foto: Reprodução/Instagram

Lula confirmou a extradição

Fontes do Itamaraty confirmaram à TV Globo que Lula iria perguntar ao presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan sobre a situação do empresário.

Lula chegou ao país árabe no sábado (15), após passar pela China. Depois de se reunir com o presidente local, foi questionado sobre as tratativas da extradição de Thiago Brennand e negou ter discutido o assunto. No entanto, no domingo (16), o presidente confirmou que as autoridades aprovaram o pedido de extradição.

O presidente brasileiro comentou sobre a extradição de Thiago Brennand, afirmando que a questão da execução é uma responsabilidade da Justiça e da polícia. Ele ainda destacou a gravidade das acusações contra o empresário e afirmou que, se houvesse um milhão de cidadãos como ele, todos mereceriam ser punidos, enfatizando que a agressão às mulheres é inaceitável. Lula também afirmou que acredita que Brennand deve ser punido pelos crimes pelos quais é acusado.

Em dezembro de 2022, a Embaixada brasileira em Abu Dhabi apresentou a documentação complementar requerida pela Chancelaria emirática para o pedido de extradição de Brennand. Em março deste ano, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos informaram que o pedido estava em análise. 

Vale ressaltar que o pedido foi realizado com base na promessa de reciprocidade em casos análogos, uma vez que não há um acordo bilateral sobre a matéria em vigor entre os dois países. Contudo, em 15/03/2019, o Acordo de Extradição entre Brasil e Emirados Árabes foi assinado e, posteriormente, ratificado pelos EAU em 04/10/2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES