Encontrados restos mortais de 215 crianças no Canadá

Os resultados preliminares da investigação devem ser divulgados em um relatório em junho, disse Casimir.

Placa | Andrew Snucins/The Canadian Press via AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os restos mortais de 215 crianças foram encontrados enterrados no local de um antigo internato no Canadá, construído há mais de um século para integrar os indígenas à sociedade, de acordo com uma comunidade indígena local.

Um especialista descobriu os restos mortais no último fim de semana usando um georadar no local do internato, perto de Kamloops, na província de British Columbia, anunciou a comunidade aborígine Tk'emlups te Secwepemc em um comunicado à imprensa.

"Algumas tinham apenas três anos", disse Rosanne Casimir, a chefe da comunidade, sobre as crianças.

Segundo ela, as mortes, cujas causas e datas são desconhecidas, nunca foram registradas pela direção do internato, embora desaparecimentos já tenham sido mencionados anteriormente por membros da comunidade.

Os resultados preliminares da investigação devem ser divulgados em um relatório em junho, disse Casimir.

Placa na entrada da antiga Escola Residencial Kamloops Indian, em British Columbia, no Canadá. (Foto: Andrew Snucins/The Canadian Press via AP )

Enquanto isso, a comunidade está trabalhando com o legista e museus da província para tentar esclarecer a descoberta e encontrar qualquer documentação relacionada às mortes.

"Parte meu coração", reagiu no Twitter o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. "É uma triste lembrança deste obscuro e lamentável capítulo da nossa história. Meus pensamentos estão com todos os afetados por esta terrível notícia", escreveu o chefe de governo, que fez da reconciliação com os primeiros pobos do Canadá uma de suas prioridades desde que assumiu o cargo, em 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES