Espanhóis recebidos com norma padrão no Ceará

Brasil ainda não chegou nenhuma recomendação sobre o assunto no DPF-CE

Brasil ainda não chegou nenhuma recomendação sobre o assunto no DPF-CE | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A entrada de turistas espanh?is no Estado continua acontecendo sem restri?es ou altera?es nos procedimentos. A informa??o vem da Delegacia de Migra??o (Delemig) do Departamento de Pol?cia Federal do Cear? (DPF-CE). Apesar das declara?es de ontem, feitas pelo ministro da Justi?a, Tarso Genro, de que o governo brasileiro pode tratar mais rigorosamente a entrada de espanh?is no Brasil ainda n?o chegou nenhuma recomenda??o sobre o assunto no DPF-CE.

De acordo com o delegado Thomas Wlassak, chefe da Delemig do Cear?, ordens superiores dessa natureza demoram alguns dias para serem passadas. ?A declara??o do Ministro ? muito recente e oficialmente ainda n?o chegou nada a respeito da quest?o com os espanh?is. ? normal esse procedimento demorar, principalmente no servi?o p?blico?, disse.

Segundo o delegado, as estat?sticas da Delemig apontam Portugal e It?lia disparados como os pa?ses de origem que trazem o maior n?mero de turistas com problemas de migra??o no Cear?. ?Ultrapassar o per?odo de perman?ncia permitido pelo visto e chegar com a documenta??o errada s?o os problemas mais comuns?, acrescentou Wlassak.

124 estrangeiros foram obrigados a deixar o Estado em 2007

No ano passado, 93.666 estrangeiros desembarcaram no Cear? pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins ou pelo Cais do Porto, no Mucuripe. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Migra??o (Delemig), Thomas Wlassak, 124 cidad?os de outros pa?ses deixaram o Cear? pelo Departamento de Pol?cia Federal do Cear? (DPF-CE).

Al?m dos problemas com a documenta??o e com o visto de perman?ncia no Brasil, a Delemig tamb?m trabalha na busca de criminosos de outros pa?ses que se refugiam no Estado, al?m de ter uma constante preocupa??o com estrangeiros que procuram o Cear? para praticar o ?turismo sexual?.

Os n?meros da Delemig mostram que, no ano passado, 44 turistas foram repatriados por apresentar problemas na documenta??o ou por levantar suspeitas a respeito das atividades que desenvolveriam aqui. Outros 67 estrangeiros foram deportados pela DPF-CE por ultrapassarem o per?odo do visto de perman?ncia no Brasil.

?Nesses casos, nos fazemos uma autua??o, depois multamos o turista e o ?ltimo passo ? a deporta??o?, explicou o delegado federal Wlassak.

S?o expulsos os estrangeiros que cometem crimes em territ?rio brasileiro ou que s?o ?indesejados aos interesses nacionais?. Em 2007, ocorreram 12 expuls?es pela Delemig, que ainda realizou a extradi??o de um italiano. ?Isso acontece quando um criminoso se refugia na Brasil. O pa?s de origem ? quem pede a extradi??o. O processo ? bem complexo?, completou o delegado.

Segundo a Delemig, h? atualmente 10.650 estrangeiros legalizados residentes no Cear?. Destes, 8591 moram em Fortaleza. ?Certamente o n?mero de imigrantes ilegais chega aos milhares?, alertou.

Autof?gico

Para o titular da Delemig, Fortaleza ainda ? muito vulner?vel ao turismo sexual. ?Esse turismo autof?gico atrai turistas de perfis indesejados. Muitos v?os fretados chegam com 80 a 90% dos passageiros nesse perfil: homens, solteiros, entre 25 e 50 anos e sem pacote tur?stico?, descreveu.

Apesar da possibilidade de provocar um incidente diplom?tico, nos caso suspeitos a Delemig faz controle mais rigoroso da documenta??o e diminui o prazo de perman?ncia permitido pelo visto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES