Estudante é detido durante manifestação no Senado Federal

Confusão aconteceu após aprovação do Código Florestal em comissão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudante da Universidade de Brasília (UnB) foi detido nesta terça-feira (8) durante uma manifestação no Senado contra o Código Florestal, legislação que cria novas regras de preservação ambiental em propriedades rurais.

A polícia do Senado afirmou que usou arma de choque em Rafael Pinheiro Rocha, estudante de biologia da UnB, para contê-lo durante o protesto.

Rafael não deu declarações ao final do depoimento e disse que não estava se sentindo bem. O estudante prestou depoimento e foi liberado por volta de 15h30, acompanhado do pai.

O Código foi aprovado em reunião conjunta da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

O estudante de antropologia da UnB Caio Miranda Pires estava no momento da confusão e mostrou a ocorrência registrada na Delegacia do Senado. De acordo com o depoimento prestado, Caio protestava contra o Código quando foi abordado por um policial. O estudante diz ter chamado o agente de "ladrão porque defendia ladrão".

O policial então teria dado voz de prisão ao estudante, que resistiu. Conforme o depoimento, outro colega, Rafael Pinheiro Rocha, teria tentado apartar quando foi atingido por uma arma de choque e caiu no chão.

O diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, afirmou que Rafael Pinheiro Rocha será indiciado por desobediência e resistência. Conforme a versão da polícia, o estudante teria dado socos e pontapés nos policiais.

"Não houve abuso da Polícia Legislativa, se tivesse havido, o estudante teria representado contra nós e ido ao IML. Ele não quis fazer isso e admitiu em depoimento que estava exaltado", afirmou o diretor. Segundo ele, a arma de choque foi necessária para evitar "confronto corporal entre o jovem e a polícia".

Carvalho destacou ainda que os policiais foram ameaçados de agressão pelos estudantes. "De todo modo, vou ouvir o chefe da operação para verificar se houve algum procedimento errado da nossa parte. Se tiver havido, abriremos processo administrativo", disse.

Código Florestal

Sob o protesto de estudantes e de pequenos produtores, o texto-base do projeto de reforma do Código Florestal foi aprovado, mas ainda serão analisados os destaques ao texto, em reunião a ser realizada nesta quarta (9).

A única a votar contra o texto-base foi a senadora Marinor Brito (PSOL-PA). Após a confusão com entre estudantes e Polícia do Senado, a senadora ofereceu um advogado ao manifestante detido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES