Ex-PM acusado de matar cabo Samuel Borges é condenado a 9 anos de prisão

O julgamento do caso aconteceu durante toda esta quarta-feira (28), através da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, no Fórum de Teresina, após ter sido adiado por quatro vezes.

ery | r
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, foi condenado a 9 anos de prisão em regime fechado pela morte do cabo Samuel de Sousa Borges, no ano de 2019. O julgamento do caso aconteceu durante toda esta quarta-feira (28),  através da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, no Fórum de Teresina, após ter sido adiado por quatro vezes. A sessão foi presidida pelo juiz Antônio do Reis Nollêto, que proferiu a sentença.

O cabo Samuel de Sousa Borgesque era do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), foi morto a tiros na frente do filho de apenas 8 anos próximo a uma escola na Zona Leste de Teresina, no início da tarde do dia 1° de fevereiro de 2019. A vítima filmou toda a ação que resultou no homicídio.

Réu alegou legítima defesa em seu interrogatório (Foto: Reprodução)Francisco Ribeiro dos Santos Filho deu detalhes do dia do acontecimento em seu interrogatório e ressaltou que agiu em legítima defesa. Ele chorou ao falar que  não tinha a intenção de tirar a vida de Samuel Borges. 

“Em nenhum momento, excelência, sai de casa com o intuito de cometer crime. Ingressei na polícia em 2010 em São Luís, em seguida fui trabalhar em Presidente Dutra e região. [...] sempre trabalhei dedicado ao meu serviço, não dei motivação nenhuma. A todo tempo tentei evitar, por diversas vezes. Se meu intuito fosse cometer esse crime, poderia ter feito quando avistei o Samuel, teria cometido esse ato lá no Xamegão; novamente discuti com ele na Engecop; nenhuma motivação eu dei para que isso acontecesse. Não sai de casa com o intuito de não cometer nenhum crime e só usei arma de fogo para preservar a minha vida. Hoje em dia poderia ter sido o inverso. Quem poderia está sentado nessa cadeira seria o Samuel e eu tá no lugar dele. Eu poderia perder a minha vida. A todo momento tentei evitar a situação. Em nenhum momento tinha intenção de matar Samuel e tirar a vida dele”, completou. 

Relembre o caso

O cabo Samuel de Sousa Borges, do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), foi assassinado coma tiros na frente do filho, próximo a uma escola na Zona Leste de Teresina, no início da tarde do dia 1 de fevereiro de 2019. A vítima filmou toda a ação que resultou no homicídio.

De acordo com a investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima abordou o suspeito, o então soldado da Polícia Militar do Maranhão Francisco Ribeiro dos Santos Filho, quando percebeu que ele estava em uma moto sem placa e portando duas armas, que o cabo notou sob a roupa do PM do Maranhão. Os dois discutiram e o policial atirou contra o cabo do Rone.Ex-PM acusado de matar o cabo Samuel Borges é condenado a x anos de prisão (Foto: Reprodução)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES