Família pede pena máxima em julgamento de PM acusado de matar cabo Samuel

Depois de ser adiado quatro vezes, o julgamento é conduzido pelo juiz Antônio do Reis Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, no Fórum de Teresina.

Julgamento | Matheus Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento do ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, acusado de matar o cabo Samuel de Sousa Borges, de 30 anos, na zona Leste de Teresina no dia 1º de fevereiro de 2019, acontece nesta quarta-feira, 28 de setembro.

Depois de ser adiado quatro vezes, o julgamento é conduzido pelo juiz Antônio do Reis Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, no Fórum de Teresina.

Familiares da vítima pedem justiça pelo caso - Foto: Matheus Oliveira

Familiares e amigos estão presentes na frente do Fórum pedindo justiça pelo caso. Em entrevista ao repórter Matheus Oliveira, da Rede Meio Norte, o pai da vítima, José Borges, pediu pena máxima para o acusado. “Queremos pena máxima. Hoje o filho dele tem 13 anos, até convidei ele para vir para cá, mas ele queria ficar em casa mesmo. O que acontece é que ficou uma família prejudicada, muito prejudicada, a pessoa fica desestimulada em muitas coisas na vida. Hoje eu tenho que assumir o papel de pai dele para cuidar, dar toda assistência porque ele precisa dessa companhia. A gente está fazendo o máximo que pode para tentar recuperar um pouco do que o pai dele seria”, declarou.

“Meu filho sempre foi aquele filho muito presente, todo dia passava na minha casa quando ia para o trabalho, quando chegava, chegava sempre brincando, alegre, sorridente, sempre foi amoroso com a família, preocupado com todo mundo da família e amigos, sempre ajudava”, completou José Borges.

Pai do cabo Samuel Borges pede pena máxima para o acusado - Foto: Matheus Oliveira 

DEFESA DO ACUSADO ALEGA LEGÍTIMA DEFESA

O advogado do ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos, Francisco Filho, declarou que seu cliente agiu em legítima defesa. A posição é sustentada pela família do ex-PM que também realiza uma manifestação na frente do Fórum de Teresina. 

“O Ministério Público sustenta o homicídio doloso qualificado do que foi conduzido nos autos. Só que o que de fato ocorreu nesse fatídico dia nada mais foi do que uma legítima defesa que exerceu o servidor público policial Francisco Ribeiro, a forma como ele foi perseguido, ele foi agredido moralmente e inclusive até tentado contra sua vida naquele dia. Foi empunhado arma contra ele, foi tentado tirar a todo momento a atenção dele para que hoje a pessoa que se diz vítima achar que poderia agir da forma que queria”, declarou. 

Advogado do acusado, Francisco Filho - Foto: Matheus Oliveira

Familiares do acusado também realizam manifestação na frente do Fórum - Foto: Matheus Oliveira

O promotor do Ministério Público, Márcio Carcará, afirmou que o acusado é uma pessoa fria e um assassino covarde. “O Ministério Público trabalha com as provas que foram produzidas em sede de inquérito policial e desde o início sustenta que o acusado Francisco Filho matou o cabo PM Samuel Borges na frente do seu filho por motivo fútil sem dar chance de defesa da vítima e hoje ele será julgado por esse homicídio qualificado e o Ministério Público sustentará essa pretensão diante do conselho de sentença”, disse. 

Um vídeo produzido pela própria vítima no contexto da prática delitiva aponta a ausência dos elementos que são essenciais a legítima defesa, o que nós temos é um acusado frio, um assassino covarde que ceifou a vida de um policial honrado na frente do seu filho em uma avenida movimentada na capital”, finalizou o promotor acrescentando que serão cinco testemunhas do Ministério Público e cinco da defesa.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES