Fantasma da Fronteira: traficante foragido há 8 anos é preso pela PF

Megatraficante chamado Caio Bernasconi foi preso no início da semana, após estar foragido da policia há 8 anos.

Caio Bernasconi, megatraficante preso depois de 8 anos foragido | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caio Bernasconi Braga, um megatraficante que estava foragido da Polícia Federal há pelo menos 8 anos, foi preso na terça feira dessa semana (2) em Ponta Porã (MS), divisa entre Brasil e Paraguai. O traficante era conhecido pelas autoridades como o “Fantasma da Fronteira”. Segundo investigações, Bernasconi era responsável pelo tráfico de cocaína até o Paraguai, possuindo um histórico longo com a PF.

Reprodução - Foto: Polícia Federal

Caio estava foragido da Polícia Federal desde 2015 quando teve seu primeiro pedido de prisão preventiva decretado pela justiça de São Paulo. Três anos depois ele escapou de um veículo durante uma ação para prendê-lo feita pelos agentes da PF, na zona leste da capital paulista. O criminoso também foi denunciado em 2020, por participação na megaoperação 'Além do Mar', onde a PF confiscou mais de R$ 55 milhões do crime organizado.

Mesmo foragido, Bernasconi participou de audiências da Justiça Federal de Pernambuco pela internet nos últimos dois anos. Segundo informações das autoridades ele era responsável por uma carga de 2,5 toneladas de cocaína, apreendida no porto de Rotterdam, na Holanda, sendo considerado pela PF como uma grande figura do tráfico na região.

O criminoso também já foi acusado de lavagem de dinheiro do tráfico com a aquisição de móveis de alto padrão e empresas no nome de sua esposa, Josimary Vilhena, que é advogada e representou o marido de algumas audiências com a justiça. Procurada ela informou que só se manifestará nos autos do processo. Para despistar autoridades, Bernasconi usava um nome falso e se identificava como agente comercial.

Chefe do PCC no Paraguai

A megaoperação da Policia Federal que incriminou Bernasconi, também chegou em Sérgio de Arruda Quintiliano, ou “Minotauro”, que foi apontado como chefe do PCC no Paraguai, até sua prisão em 2019. A investigação apontou que haviam mais de 30 empresas ligadas a Minotauro e Bernasconi. Os negócios envolvendo os dois incluíam também corretoras de criptomoedas, segundo dados da PF. O Fantasma da Fronteira seria seu braço direito e tomou posse do tráfico sendo responsável pela "rota do pó", do Paraguai até a Europa, o entorpecente era enviado em contêineres de frutas.

A prisão do megatraficante ocorreu com a mobilização de equipes da Força Nacional e até mesmo veículos de guerra do Exército Brasileiro. O criminoso foi capturado perto da divisa com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, enquanto trocava de aeronave. A PF está investigando se a pista de terra onde Caio foi preso, poderia ser uma espécie de “ponte aérea” para a “rota do pó”. Os investigadores também querem saber para onde Bernasconi estava indo quando foi preso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES