Fiscalização da PM e Vigilância autua bares e restaurantes em Teresina

Conforme a Polícia Militar, pelo menos 14 locais foram visitados porque descumpriam medidas de contenção da Covid-19

bares | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas pelo Decreto Estadual  nº 20.525,  da Polícia Militar, em parceria com a Vigilância Sanitária de Teresina, visitou 14 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, entre a noite de sábado (5) e madrugada de domingo (6). Desse total, foram autuados três e outros quatros notificados por realizarem festas de forma irregular nas zona Norte e Sul da capital. 

Também foram lavrados termo circunstanciado de ocorrência (TCO) em três estabelecimentos. Os locais descumpriam as normas para contenção da Covid-19, de acordo com a polícia militar. 

Bares são autuados por descumprirem decreto estadual em Teresina - Foto: Divulgação/PM-PI

Nos locais, havia aglomeração de pessoas em espaços fechados, onde estavam acontecendo festas com apresentações musicais. A maior parte das pessoas não estava utilizando máscaras. Os locais foram autuados por conta do descumprimento das medidas sanitárias para controle da disseminação do coronavírus. 

Conforme o último decreto publicado pelo governo do estado e em vigor desde o dia 1º de fevereiro e sem data para encerrar, bares, restaurantes, trailers e lanchonetes podem funcionar até 1h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração. Os bares podem manter música de forma eletrônica e com apresentações musicais, desde que sem aglomeração.

Além disso, no estado é obrigatório o uso de máscara em locais públicos desde abril de 2020.

Conforme o documento, "ficam vedadas a realização de festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, públicos ou privados, especialmente eventos pré-carnavalescos ou carnavalescos, incluindo desfiles de escolas de samba e blocos de carnaval, e a concessão das respectivas licenças e autorizações, ficam vedadas a realizações de conferências, convenções, feiras comerciais e retiros de qualquer natureza".

Vigilância Sanitária e PM realizam fiscalização do decreto em Teresina - Foto: Divulgação/PM-PI

Exigência de comprovante de vacinação para bares e restaurantes

Os bares e restaurantes, agora, devem passar a exigir comprovante de vacinação dos clientes, conforme cronograma definido no Plano Nacional de Imunização. 

A exigência já existia e permanece para: boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral (esportivos, sociais, culturais e artísticos realizados em ambientes abertos ou fechados); academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas; estádios e ginásios esportivos; cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil; museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in, conferências, convenções e feiras comerciais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES