Fósseis do Ceará são vendidos ilegalmente para o exterior

Uma das razões que permite o contratado é a ausência de fiscalização

Fósseis do Ceará | Divulgação PF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de fósseis das cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri, no Ceará, são comercializados de forma ilegal para países da Europa, Ásia e também para os Estados Unidos.

A região onde são encontrados os fósseis, na Bacia Sedimentar do Araripe é uma das três mais ricas do mundo que tem a presença dessas peças, que são formadas há cerca de 10 milhões de anos e pode custar até 150 mil dólares cada uma.

Fósseis do Ceará (Divulgação PF)

Pesquisadores da região apontam que o negócio ilegal de fósseis ocorre desde o início do século XVIII e foi se adaptando às legislações e ganhando cada vez mais adeptos. 

Uma das razões para o tráfico das pessas é a ausência de fiscalização federal, que é a principal responsável por esses bens, ineficácia de ações estaduais.

A Agência Nacional de Mineração (ANM), principal responsável pela fiscalização da extração mineral, fechou seu escritório na região em 2018. Para a delegada da Polícia Federal no Cariri, Josefa Lourenço, a fiscalização é "bem precária".

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal atuam na região coibindo o tráfico de fósseis, porém, ambos não têm função preventiva ou ostensiva frente a esses crimes e dependem de denúncias para iniciar as investigações. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES