Fotógrafo e mais quatro são feridos em operação no Rio

Entre as vítimas há uma mulher de 61 anos, que foi baleada no abdômen

Violência no Rio de Janeiro | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O confronto no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, deixou, ao menos, cinco pessoas feridas até a noite desta sexta-feira (26). Homens do Exército permaneciam na região por volta das 20h. Uma pessoa foi presa.

Entre as vítimas há uma mulher de 61 anos, que foi baleada no abdômen; um soldado do Exército, que tomou um tiro de raspão; uma criança de 2 anos atingida de raspão no braço esquerdo; um homem que estava refugiado num bar e foi ferido no abdômen; e o fotógrafo da Reuters Paulo Brandão Whitaker, de 50 anos, que tirou a foto acima.

O motorista que estava com Whitaker também foi ferido. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Pasteur, no Méier, para onde os dois foram levados, o estado de saúde deles não é considerado grave.

A operação levou a uma intensa troca de tiros entre Exército e traficantes. Cerca de 780 soldados foram deslocados para as áreas de conflito na região do bairro da Penha. Eles foram cedidos pelo Ministério da Defesa para auxiliar no combate à onda de violência na cidade. Desde segunda-feira, 34 pessoas foram mortas na onda de ataques, de acordo com um coronel da PM

FERIDO NO BAR - O ferido no bar estava na Estrada Itararé e foi atingido por homens fortemente armados que estavam em uma casa no alto do morro.

FOTÓGRAFO FERIDO - Já o fotógrafo foi ferido no ombro e a bala saiu, mas ele permanecia internado às 20h, pois, de acordo com o hospital, teve uma crise de hipertensão. O motorista de táxi que estava à disposição dele, José Augusto de Carvalho Leite, 42, foi ferido por estilhaços no cotovelo direito e teria alta ainda na noite desta sexta.

UM PRESO - A Polícia Civil prendeu um homem apontado como traficante de drogas no Alemão. De acordo com os policiais, o suspeito é da Favela da Mangueira, mas estava escondido no morro.

SOLDADO FERIDO - Um soldado da Brigada de Paraquedistas do Exército foi baleado de raspão na perna. A informação foi confirmada pelo coronel Zanan, da seção de comunicação do Comando Militar do Leste.

IDOSA FERIDA - A mulher de 61 anos ferida no abdômen estava na Rua Paranhos, em Olaria, perto do conjunto de favelas do Alemão.A vítima estava em casa quando foi atingida. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, ela foi levada para o Hospital Getúlio Vargas, também na Penha. Por volta das 18h, ela estava no centro cirúrgico e não havia informações sobre o seu estado de saúde.

OPERÁRIOS DEIXAM ÁREA - Operários, fugindo de tiroteio no Morro do Alemão, tiveram que deixar a região dentro de um blindado. Os funcionários da prefeitura estavam realizando serviço no sistema de iluminação da comunidade. O grupo teria sido levado para o 16º Batalhão da Polícia Militar, em Olaria.

CHEGADA FOI ÀS 15H - Os soldados do Exército começaram por volta das 15h desta sexta a chegar ao conjunto de favelas do Alemão e à Vila Cruzeiro. A Polícia Civil também faz operações na Vila Cruzeiro, na Penha, e, de acordo com o delegado Márcio Mendonça, da Delegacia de Roubos e Furto de Automóveis (DRFA), até as 16h desta sexta, os policiais tinham apreendido no local 240 motos ? 40 estavam queimadas.

HELICÓPTEROS - Três helicópteros do Exército, com capacidade para transportar de 12 a 16 homens, além de armamento, estão sendo usados nas operações.

TENENTE É BALEADO NO MORRO DA CHATUBA - Um tenente do 16º BPM (Olaria) foi baleado na tarde desta sexta durante uma operação no Morro da Chatuba, no Conjunto de Favelas da Penha. De acordo com a polícia, o agente foi atingido na panturrilha esquerda e passa bem.

FOGO EM ESTAÇÃO DE TREM - Um princípio de incêndio atingiu uma subestação de energia próxima à estação de trens de Benfica. Até o fim da tarde, não tinha informação sobre presos.

CAMINHÃO-BAÚ INCENDIADO - Um caminhão-baú foi incendiado perto da Rua Castello Branco, na Penha. Segundo informações da corporação, não houve feridos. Os bombeiros não souberam informar se o incêndio foi criminoso.

TUCANO DO CHEFE DO TRÁFICO É APREENDIDO - A polícia encontrou um tucano durante a varredura na Vila Cruzeiro. A ave estava na casa do chefe do tráfico na comunidade e acusado de ser o responsável pela queda de um helicóptero da polícia ano passado no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, também na Zona Norte.Mangueira, na Zona Norte do Rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES