Falta de segurança contribui para fuga de internos do CEM

O sistema prisional do Estado encontra-se de forma semelhante, a exemplo da Casa de Custódia em Teresina

"São muitos os fatores que contribuem para a fuga dos internos", disse | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Os adolescentes que normalmente chegam aqui vêm sem nenhum contexto familiar; não vêm com uma questão de ordem, disciplina, moral, bons costumes e outros valores que a gente tem que preservar para conviver no meio social?, disse o presidente do CEM, Chagas Bisneto, ao afirmar que são muitos os fatores que contribuem para a fuga dos internos do Centro Educacional Masculino(CEM), em Teresina.

A falta de estrutura física é outro fator que, segundo ele, interfere na segurança. Duas das três guaritas do Centro estão desativadas, o que facilita a fuga pela falta de vigilância. A instalação de câmeras para o registro das fugas feitas recentemente mostra-se ineficiente levando em consideração o contingente de policiais, são apenas cinco em más condições de alojamento.

O sistema prisional do Estado encontra-se de forma semelhante, a exemplo da Casa de Custódia em Teresina onde os problemas estruturais são também relevantes, o que possivelmente tenha facilitado a fuga dos 15 detentos na madrugada do último domingo, 1º, por meio de um túnel aberto em 2011.

Segundo o presidente do SINPOLJUSPI, Vilobaldo Carvalho, o problema está na falta do sistema de câmeras para monitoramento interno, o que, segundo ele, teria evitado a fuga dos detentos. ?com esse sistema de monitoramento eletrônico o agente estaria verificando 24h por dia a situação de cada pavilhão. Na ocasião, o sindicato denuncia a inoperância do sistema de inteligência da justiça que deveria atuar positivamente na prevenção de fugas.

?Depois ainda querem colocar a culpa nos agentes. Isso é inaceitável porque a gente faz milagre na Casa de Custódia para evitar que o pior aconteça?, finaliza Vilobaldo, ao citar a falta de agentes penitenciários do concurso de 2009, que não foram ainda convocados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES