Gabinete de crise no Piauí já recebeu cerca de 50 denúncias, diz polícia

A secretaria disponibilizou o telefone/whatsapp (86) 99492-3705 para recebimento de informações, de forma sigilosa, sobre ações planejadas contra as instituições da República.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Gabinete de Crise Contra Atos Antidemocráticos, instituído pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí após a destruição registrada nas sedes dos três poderes ontem em Brasília, já registrou aproximadamente 50 denúncias até a tarde desta segunda-feira (09). A informação foi repassada ao Meionorte.com pelo delegado Matheus Zanatta, da Superintendência de Operações Integradas e Avaliação de Riscos. 

A secretaria disponibilizou o telefone/whatsapp (86) 99492-3705 para recebimento de informações, de forma sigilosa, sobre ações planejadas contra as instituições da República. O canal de denúncias divulgado pelo gabinete tem como objetivo obter informações que ajudem no combate a atos terroristas. 

Gabinete de crise no Piauí já recebeu cerca de 50 denúncias, diz polícia (Foto: Divulgação)

“A nossa inteligência está fazendo o filtro dessas denúncias. Algumas denúncias são infundadas, mas nós estamos verificando a veracidade delas. Posteriormente, nossa inteligência irá produzir um relatório técnico para ser enviado para as autoridades competentes, que em tese seria a Polícia Federal, para dar início ao procedimento criminal e punir esses indivíduos, esses criminosos que praticarem esses atos”, explicou o delegado, em entrevista à TV Meio Norte.

Leia Mais

O gabinete conta com integrantes das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Governo. Entre os integrantes, estão o Superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, o Delegado-Geral Lucy Keiko, e o Comandante-Geral da PM, Scheiwann Lopes da Silva. O objetivo é prevenir e evitar que atos terroristas sejam praticados no Piauí, a exemplo do que aconteceu em Brasília na tarde de domingo.

Pretendendo auxiliar os órgãos de investigação na produção de provas, o gabinete também foi criado com o objetivo paralelo em compor ações preventivas diante da crise instituída pela ação de grupos terroristas contras as instituições da República e contra o Estado Democrático de Direito, como visto nos Palácios da Justiça, Alvorada e do Congresso Nacional, que foram altamente depredados. 

“Tem dois objetivos nesse gabinete: prevenir e reprimir atos antidemocráticos aqui no Piauí e nós já estamos reforçando o policiamento, colocando policiais na Assembleia Legislativa, no Karnak e também no Tribunal de Justiça. E o segundo surgiu com o intuito de buscar elementos, informação, provas para verificar os piauienses que foram até Brasília e participaram desses atos antidemocráticos, participando ativamente e financiando esses atos. Essas provas elas serão encaminhadas para as autoridades competentes para ser aberto os procedimentos criminais”, completou Matheus Zanatta.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES